O presidente do Banco Mundial (BM), Robert Zoellick, disse acreditar que a recuperação econômica demorará para chegar e que, quando isso acontecer, será “de baixa intensidade durante um tempo prolongado”, porque a indústria ainda não estará funcionando plenamente e o desemprego vai continuar subindo.


 


Em entrevista ao jornal espanhol “El País”, Zoellick declara que “ninguém sabe com certeza o que vai acontecer”, apesar de que haja quem defenda que já há “focos” de uma saída da crise.


 


Na opinião do presidente do BM, há um “elevado grau de incerteza” e muitos riscos, entre os quais cita o sistema financeiro americano, o qual “é preciso continuar saneando”, assim como o perigo do protecionismo e o aumento da dívida privada nas economias emergentes.


 


Zoellick também disse considerar como pouco provável a repetição de uma depressão como a vivida nos anos 1930, mas acrescentou que, “caso isso aconteça, seria terrível”, porque teria um custo social “imenso” principalmente nos países em desenvolvimento.


int(1)

Presidente do Banco Mundial diz que recuperação será lenta e de "baixa intensidade"

Sair da versão mobile