A judoca brasileira Ketleyn Quadros, cujo nome é uma homenagem à atriz de cinema Kathleen Turner, entrou para a história do esporte brasileiro há exatamente um ano, nos Jogos Olímpicos de Pequim, ao se tornar a primeira mulher do país a obter uma medalha olímpica em esportes individuais.

O feito, conquistado no dia 11 de agosto de 2008, foi alcançado graças às cinco lutas disputadas naquela segunda-feira, na China. Após iniciar sua campanha com uma vitória por yuko sobre a sul-coreana Sin-Young Kang, Ketleyn encarou a holandesa Deborah Gravenstijn e ficou muito perto de chegar às quartas-de-final, mas perdeu por um koka.

Porém, a brasileira se superou na repescagem venceu a campeã olímpica de Sydney-2000, a espanhola Isabel Fernadez, no golde score. Já na luta que lhe garantiu vaga na decisão da repescagem, Ketleyn superou a japonesa Aiko Sato com um belo ippon. E finalizando, a medalha de bronze veio em uma luta bastante complicada com a australiana Maria Pekli. A judoca brasileira liderava o confronto com um koka, mas a australiana empatou a 13 segundos do final do combate. No golden score, a menos de dois minutos do final, Ketleyn aplicou um golpe e venceu.

Veja abaixo a ficha completa de Ketleyn Quadros:

Nome completo: Ketleyn Quadros
Data de nascimento: 01/10/1987
Natural de: Brasília-DF
Mora atualmente em: Belo Horizonte – MG
Peso e altura: 57 kg / 1,65 m
Categoria no judô: Leve
Participação em Pequim: Bronze

Primeira medalha individual de uma brasileira em Olimpíadas completa um ano

Sem mais artigos