O álbum da cantora escocesa Susan Boyle alcançou hoje o topo das listas de vendas nos Estados Unidos e se tornou, com 701 mil cópias vendidas, na estreia mais vendida de 2009 no país, informou hoje a revista especializada Billboard.

Famosa depois de sua passagem pelo programa de televisão Britain’s Got Talent, do qual foi finalista, Susan conseguiu outro inesperado recorde ao se transformar na artista que mais discos vendeu neste ano em uma única semana.

As vendas nos EUA de I Dreamed a Dream, o nome do disco de estreia da artista escocesa, superam amplamente às obtidas no Reino Unido, onde também foi o mais vendido nesta semana, com 410 mil cópias vendidas.

A cantora de 48 anos bateu o recorde de vendas de 2009 estabelecido pelo rapper Eminem com seu disco Relapse, que vendeu 608 mil unidades em sua primeira semana.

Além disso, seu primeiro álbum superou os novos discos de estrelas como Rihanna e de outros novos cantores revelados pela televisão, como Adam Lambert, e foi a melhor estreia de uma cantora no mercado americano desde que o sistema da Billboard começou a registrar os volumes de vendas, em 1991.

Susan roubou esse recorde de Ashanti, cuja estreia chegou às paradas em 2002 com vendas iniciais de 503 mil cópias.

O único álbum que superou o de Boyle nos últimos 20 anos é Doggystyle, com o qual o rapper americano Snoop Dogg vendeu 803 mil cópias em sua primeira semana nos idos de 1993, muito antes da crise da indústria fonográfica.

Sem mais artigos