Um relatório sobre investimentos em energias limpas, divulgado nesta quarta (03) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), qualifica o Brasil como “o maior mercado mundial de energias renováveis”.

O relatório <i>Tendências Globais de Investimentos em Energia Sustentável</i> afirma que pela primeira vez na história os investimentos em energias limpas superaram em 2008 os feitos em fontes de combustíveis fósseis e chegaram a US$ 155 bilhões.

A seção dedicada à América Latina assinala que o Brasil é “o maior mercado mundial de energias renováveis”. Cerca de 46% da energia que o país consome procede de fontes renováveis e 85% de sua capacidade de geração é energia hidrelétrica e bioetanol, lembra o Pnuma.

Além disso, cerca de 90% de seus automóveis novos funcionam tanto com álcool como com gasolina (misturada com 25% de etanol). No final de 2008, o etanol representava mais de 52% do combustível consumido por veículos leves.

O Brasil é um dos líderes mundiais em financiamento de energias renováveis. Em 2008, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou mais projetos de energias renováveis que qualquer outra instituição financeira do mundo.

O relatório destaca que embora o Brasil represente mais de 90% dos novos investimentos na América Latina, Chile, Peru e México também estão aumentando seu apoio institucional às energias limpas.


int(1)

Programa da ONU diz que Brasil é líder mundial em energias limpas

Sair da versão mobile