Mais um passo foi dado para liberar a venda de carros de passeio a diesel no Brasil. No início do mês, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei do senador Gerson Camata (PMDB – ES) que regulamenta o assunto.

Ambientalistas criticam a proposta pois argumentam que a queima do diesel é altamente poluente, mais que a gasolina. O senador se defende ao dizer que um carro movido a diesel, além de ser um combustível mais barato que a gasolina, é mais eficiente.

Um dos pontos que ainda precisam ser definidos é em relação à concentração de enxofre no diesel. Nas regiões metropolitanas, como São Paulo e Rio de Janeiro, o diesel chega ao consumidor com 500 partes por milhão (ppm) de enxofre. No interior, esse nível sobre para uma média de 1,8 mil ppm. Na Europa, esse valor é de apenas 10 ppm.

Uma norma, que deverá ser cumprida até 2011, independentemente da aprovação do projeto do senador Camata, impõe 50 ppm de enxofre no diesel nas regiões metropolitanas, e 500 ppm no interior.


int(1)

Projeto de lei que libera diesel para carros de passeio no Brasil tramita no Senado

Sair da versão mobile