Na próxima terça-feira, dia 15, o Programa Universidade para Todos (ProUni) abre as inscrições para vagas do segundo semestre. Os candidatos poderão se inscrever no site do Ministério da educação (MEC) até o dia 19 de junho. Só podem participar do ProUni os candidatos que obtiveram a nota mínima de 400 pontos no Enem 2009 e que não zeraram a redação.

As bolsas oferecidas pelo programa são de 25%, 50% e 100% do valor da graduação. Apenas alunos que não possuem nenhum diploma de curso superior podem concorrer a uma bolsa. Outros critérios a serem observados são:

  • tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • tenham cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • sejam portadores de deficiência;
  • sejam professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Para concorrer a bolsa integral oferecida pelo ProUni, o estudante tem de atender todos os requisitos acima listados e possuir renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para os que tentarem as bolsas parciais a renda por pessoa não pode ultrapassar os três salários mínimos.

Sem mais artigos