Oferecida pela Nokia Store SP como uma forma de homenagear São Paulo no dia em que a cidade completa 455 anos, uma rede wi-fi gratuita será inaugurada amanhã (25) no campus da USP Cidade Universitária.

O Connect USP foi o vencedor da eleição realizada para marcar a inauguração da Nokia Store SP, loja onde os consumidores encontram os produtos e serviços da marca. A votação popular aconteceu entre
19 de outubro e 30 de novembro de 2008 e o Connect USP obteve 44,3% dos votos.

A rede poderá ser utilizada por qualquer pessoa que estiver no campus da USP, em qualquer horário. O acesso será ilimitado e sem custo, podendo ser feito por computador ou telefone celular que tenha wi-fi integrado.

Na primeira vez, o usuário terá que preencher um pequeno questionário e um termo de aceitação, para garantir a segurança. A pessoa receberá um username e uma senha que garantirão os futuros acessos.

Durante as primeiras semanas, para garantir a qualidade da conexão, o acesso será focado em páginas http e SMTP, com de navegação em páginas da web e acesso a e-mails.

Inicialmente 10 torres direcionais levarão o sinal ao campus. A velocidade estimada da rede será de 54 Megabits por segundo (Mbps). De acordo com a análise de uso pelos coordenadores do projeto, durante o primeiro mês de funcionamento novas torres poderão ser instaladas. Naqueles pontos em que for verificada uma maior utilização, o sinal será reforçado.

A expectativa da Nokia é de que, além dos estudantes, funcionários e
professores, visitantes e esportistas sejam os mais assíduos usuários do Connect USP. Durante 2009, o benefício será oferecido pela Nokia que, após esse período, doa toda a rede wi-fi à instituição.

Sem mais artigos