O músico brasileiro Tiago Iorc começou a se interessar por música desde cedo. Com oito anos, começou a tocar violão, e aos 17 já participava de bandas de garagem em Curitiba. Tiago fala de sua carreira com segurança, mesmo só tendo 23 anos de idade e um álbum no currículo, Let Yourself In, lançado em 2008 pela Som Livre.
O cantor faz música pop. Mas o mais curioso é que todas as suas músicas são em inglês. “Passei minha vida entre Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Essa peregrinação deixou minha música internacional”, afirma ele, que disse que a escolha de cantar apenas em inglês vem da vontade de fazer sua música soar natural.

“Fui alfabetizado em inglês. Então cantar em inglês para mim é uma questão de conforto, porque é a língua na qual me sinto seguro para compor. Se um dia me sentir assim com o português, até pode ser que eu mude”.

Tiago, aliás, acha que essa escolha não restringe o alcance de sua música nem atrapalha a divulgação de seu trabalho. “Não faço música para agradar. Não existe músico que escolha os fãs. São os fãs que escolhem a gente. E tenho certeza de que, cantando em inglês, passo espontaneidade para quem gosta do meu trabalho”.

A musicalidade pop de seu primeiro álbum surgiu a partir de muitos estilos. “Eu escuto muito jazz, rock, soul e pop. Também adoro Beatles, Ed Motta, Cidadão Quem e Maria Gadu, que é uma menina muito boa que está começando agora”.

A oportunidade de gravar o primeiro CD, segundo Tiago, apareceu totalmente por acaso. “Tinha feito uma música há uns três anos, gravada em casa mesmo. Com o tempo fui fazendo mais umas e elas acabaram chegando em um estagiário da Som Livre. Daí consegui entrar para o projeto Som Livre Apresenta, que revela novos talentos da música brasileira”.

Tiago diz que compõe sempre pensando em experiências pessoais. E suas opiniões sobre amor e suas baladas acabaram conquistando muita gente, tanto que apareceram na trilha sonora de novelas globais como A Favorita, Duas Caras e Malhação.

Com o sucesso e as canções românticas, o inevitável aconteceu: ele está conquistando corações. “Uma vez, em Curitiba, o show tinha quase terminado e eu estava agradecendo o público. De repente, rolou uma invasão de garotas querendo conversar, querendo um abraço e autógrafos. Não sabia se falava com elas ou protegia meu violão (risos)”.

Assédio à parte, Tiago segue preocupado em divulgar seu primeiro CD e em começar sua turnê, que ainda não tem datas programadas. “Ser músico dá trabalho, viu?”, finaliza ele.

Acompanhe o trabalho de Tiago Iorc:

Myspace: http://www.myspace.com/tiagoiorc
Twitter: http://twitter.com/TIAGO_IORC
Youtube: http://www.youtube.com/TIAGOIORCMUSIC
Blog: http://www.tiagoiorc.com/blog/

Sem mais artigos