Nem sempre os melhores filmes ensinam as melhores lições. Pelo menos é o que tenta comprovar a revista Wired, que listou dez mensagens não exatamente positivas, encontradas em produções consagradas.

Confira a lista e as justificativas da Wired:


10 – Se você não nasceu com habilidades especiais, nunca será bom em algumas coisas, não importa o quanto tente (Harry Potter)
A revista alega que, no universo da saga de J.K. Rowlins, quem nasce com o dom da bruxaria é especial e se dá bem melhor que os “trouxas”. Esses, aliás, nem tem chance de conseguir grandes coisas.

09 – Não importa o quão catastróficas sejam as condições do planeta, desde que sobre uma plantinha, o mundo pode ser totalmente recuperado (Wall-E)
E daí que a humanidade está destruindo a Terra? É só guardar pelo menos uma planta e pronto, tudo resolvido. E pensar que ainda tem tanta gente perdendo tempo com discursos sobre sustentabilidade, reciclagem e afins.

08 – A tecnologia é essencialmente má (diversos filmes, incluindo a trilogia Senhor dos Anéis)
É só comparar os destruidores orcs com os “bonzinhos” para comprovar. Mas a ideia é realmente manjada. Alguém mais lembrou de Blade Runner, Matrix, 2001, Exterminador do Futuro, 9….?

07 – Arrogância, auto-confiança e ser filho de um herói são muito mais importantes para um líder do que experiência e conhecimento (Jornada nas Estrelas 2009)
A vida de Kirk é bem fácil no filme. Ele fura uma fila de sabe-se lá quantos candidatos – com anos de experiência e serviços prestados – e vira Primeiro Oficial em questão de dias. Nada como evocar papai, antigo colega do Capitão Pike.

06 – Beijar uma mulher inconsciente que você nem conhece vai fazer com que ela acorde e se apaixone por você (A Bela Adormecida e Branca de Neve e os Sete Anões)
Essa a revista diz que não precisa nem se dar ao trabalho de comentar. Realmente…

05 – Se você é uma boa pessoa, mas está numa situação horrível, simplesmente espere e eventualmente coisas boas vão acontecer na sua vida (Cinderela)
O negócio é ter uma fada madrinha competente. Cinderela não moveu um dedo, mas mesmo assim saiu da vida miserável e sofredora que levava e terminou a história não só com um marido apaixonado, mas de quebra com um título de princesa. Nada mal.

04 – Brincadeiras não convencionais e criativas são muito, muito erradas (Toy Story)
Sid é um menino que gosta de fazer experiências com seus brinquedos, trocar peças entre eles e explodir coisas. Ok que os pobres brinquedos tem vida, mas ele não sabe disso, defende a Wired. E, para eles, o que o filme classifica como um menino malvado nada mais é do que um geek incompreendido.

03 – Mesmo que tenham a mesma coragem para lutar que os homens, mulheres são menos importantes que eles (da série Guerra nas Estrelas)
A princesa Leia não faz cerimônia nenhuma em pegar em armas, lugar contra stormtroopers e assumir qualquer papel necessário. Mesmo assim, fica quietinha esperando enquanto seu irmão é quem vai acertar as contas com o pai deles, Darth Vader, e salvar o mundo. Outro exemplo é Padme, que de uma corajosa rainha se transforma em frágil esposa de uma hora para a outra.

02 – Tudo bem mudar completamente sua aparência e seu modo de vida por causa da pessoa que você ama, mesmo que ele não faça sacrifício nenhum por você (A Pequena Sereia)
Outro caso que não precisa de maiores explicações: Ariel abandona o mar, a família, os amigos e deixa até de ser uma sereia. Tudo por amor a Eric que…não abre mão de absolutamente nada em troca.


01 – Se você não for membro da elite, você é basicamente sem importância, mesmo que morra heroicamente, tentando salvar seu povo e seu modo de vida (da série Guerra nas Estrelas)
Quando Luke Skywalker e seus amigos voltam, depois de destruir a primeira Estrela da Morte, todo mundo comemora. É só alegria. O fato de que alguma coisa entre 17 e 27 dos melhores e mais corajosos pilotos da tropa morreram é o de menos. Perder os colegas e até um amigo próximo não parecem abalar Luke nem um pouco. Agora, o risco de ficar R2-D2, um robô que pode ser reconstituído ou até substituído…aí já é demais para o sensível rapaz.


int(1)

Revista lista mensagens ruins transmitidas por bons filmes