Hoje a maior estrela da seleção chilena, incensada pela imprensa e torcida locais, é o treinador (argentino) Marcelo Bielsa. Mas o futebol do Chile já teve vários atletas que fizeram valer o rótulo de craque. Conheça cinco dos principais jogadores chilenos de todos os tempos. O último da lista enfrenta o Brasil na partida desta quarta-feira, em Salvador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Elías Figueroa

O zagueiro jogou pela seleção em três copas: 1966, 1974 e 1982. Durante a passagem pelo Internacional, na década de 70, foi quatro vezes nomeado o melhor da posição em que atua. Foi bicampeão brasileiro com o Inter (1975-76) e passou por Peñarol e Colo-Colo.

Francisco Valdés

Maior artilheiro da história do Chile (215 gols em 478 partidas), Valdés morreu em 10 de agosto deste ano, de ataque cardíaco. Mesmo sem sair do Chile, o meia brilhou principalmente no Coco-colo. Jogou as copas de 1966 e 1974. Pela seleção, marcou 18 vezes.

Iván Zamorano

Faro de gol era uma especilidade do número nove do Chile na Copa do Mundo de 1998, a última até então para qual o Chile se classificou. Zamorano, que se destacou no Real Madrid e no Internacionale de Milão, formou com Salas o que disputou a Copa na França. Foi o principal jogador  do time que ganhou a medalha de bronze nas Olímpiadas de 2000.

Marcelo Salas

O matador e camisa 11 fez fama jogando por Universidad de Chile, River Plate, Lazio e Juventus. Canhoto e de muita explosão, fez 71 partidas e 37 gols pela seleção. A aposentadoria oficial do maior artilheiro da história do país foi em amistoso disputado em junho deste ano.

Valdivia

Um dos responsáveis pela provável classificação chilena para a Copa de 2010, o ex-ídolo palmeirense não é titular absoluto do time de Marcelo Bielsa. Mesmo assim, quando está em campo resolve. Surpreende meio mundo com suas assistências. E por vezes esconde a bola dos marcadores, daí o apelido “Mago”.

Sem mais artigos