Melhores times na temporada regular da NFL, Indianapolis Colts e New Orleans Saints prometem fazer um Super Bowl de muito equilíbrio neste domingo, às 21h (Brasília), no Sun Life Stadium de Miami (Flórida).

A 44ª edição da grande final da liga de futebol americano terá, mais do que o confronto entre os campeões de conferência, uma disputa especial entre os que para muitos são os dois melhores quarterbacks da atualidade: Peyton Manning, do Colts, e Drew Brees, do Saints.

Jogador mais vezes escolhido o melhor da temporada da NFL (2003, 2004, 2008 e 2009), Manning tentará levar o Colts ao terceiro título de Super Bowl. A última conquista foi em 2006-07, com o quarterback já no comando do ataque.

Aos 33 anos, Manning tem ainda uma motivação a mais para tentar o título. Se levar o Super Bowl 44, ele tem grande chance, como já indicou o dono do Colts, Jim Irsay, de ganhar uma ampliação de contrato e se tornar o jogador mais bem pago da milionária NFL.

“Parece que as duas equipes chegaram a esse momento pela coesão que têm”, destacou Manning. “Foi um esforço associado. Todos fizeram uma contribuição em momentos cruciais”, acrescentou.

Menos experiente, Brees tenta conduzir o Saints ao primeiro título logo em seu primeiro Super Bowl. Em seus 43 anos de história, o time de Nova Orleans tem apenas quatro vitórias em playoffs, duas delas conseguidas na atual pós-temporada.

Para conseguir o feito, o Saints parece contar também com o apoio de grande parte dos fãs de futebol americano nos Estados Unidos. A conquista impulsionaria o reerguimento de uma cidade que, em 2005, foi devastada pelo furacão “Katrina”.

O Superdome de Nova Orleans, casa do Saints, se tornou mundialmente conhecido ao servir de abrigo para dezenas de milhares de vítimas da tragédia que não conseguiram deixar a cidade.

“Não é só importante para o povo de Nova Orleans, mas para o resto do país. Isso significa muito para a comunidade por tudo que sofreu”, afirmou Brees. “É algo fenomenal para levantar o ânimo e dar esperança a essa comunidade”, completou.

O Colts chega para seu quarto Super Bowl após uma campanha que só não foi perfeita porque, nas semanas 16 e 17, o técnico Jim Caldwell decidiu poupar seus principais jogadores e perdeu para New York Jets e Buffalo Bills.

Na final da Conferência Americana, o time de Indianápolis passou sem problemas pelo próprio Jets, que havia conseguido chegar aos playoffs graças à polêmica vitória sobre o Colts na semana 16.

Já o Saints fechou a campanha na temporada regular com uma vitória a menos, porém também como melhor equipe da conferência. Para chegar ao Super Bowl precisou passar – com dificuldade – pelo Minnesota Vikings, do veterano Brett Frave.

Mas a maior festa do esporte nos EUA tem outros elementos, que costumam ser muito aguardados não só pelos fãs do futebol americano. O preço de entre US$ 2,5 e 2,8 milhões para exibir um anúncio durante a transmissão da TV e o show do The Who no intervalo da partida deixam bem claro a importância do evento para o país.


int(1)

Saints e Colts prometem Super Bowl acirrado em Miami