Nascer na internet é uma realidade para muitas bandas atuais. Lançar as músicas na web, divulgá-las pelo Twitter, Orkut e Facebook e, aos poucos, construir uma base de fãs tornou-se um caminho mais fácil e garantido de chegar ao sucesso para várias bandas. Uma delas é o Scracho, formada por Diego Miranda (vocais e guitarra), Caio Corrêa (baixo), Gabriel Leal (guitarra) e Débora Teicher (bateria).

Após lançar o CD independente A Grande Bola Azul no início de 2007 e fazer uma turnê nacional para divulgar o trabalho, o grupo acabou sendo selecionado pela MTV para gravar um CD e DVD da série MTV Apresenta. De quebra,  ganhou um contrato com a multinacional EMI.

No repertório selecionado pela banda para o trabalho estão músicas do primeiro CD, três inéditas (Bom Dia, Clara e Ficar no Tom, feita por  Nando Reis especialmente para o grupo) e dois covers (A Menina Dança, dos Novos Baianos, e Chopi Centis, do Mamonas Assassinas), em um total de 18 faixas.

“Foram cerca de quatro horas de ensaio todos os dias durante um mês. Nos preparamos pra caramba, porque queríamos que esse nosso registro fosse perfeito, um resumo do melhor que o Scracho pode oferecer”, afirmou Débora, mais conhecida pelos fãs como Dedé.

Segunda ela, as músicas do primeiro álbum receberam arranjos inéditos para a gravação do DVD. “Houve várias mudanças, claro, mas acho que o resultado final prova que as modificações foram sutis. O essencial do nosso som está aí”, explica. “O DVD simboliza a nova fase do Scracho, que mistura com mais consistência o rock e elementos do reggae, mantendo algo do som mais cru do início da carreira.”

O grupo ensaiou exaustivamente para a gravação do trabalho, de acordo com Dedé. “Testamos tudo antes em outros shows para ter certeza que nada ia dar errado. Ensaiamos tanto que tínhamos absolutamente tudo programado. E foi maravilhoso apresentar o melhor do nosso som, com a adição especial de percussão, teclado, sax e trompete, para um público tão grande”, completou.

Novo contrato

Para a baterista, a presença de uma grande gravadora é essencial para o crescimento da banda, embora o Scracho tenha começado sua carreira e se destacado apenas com o impulso da Web. “A gente faz tudo que pode na Internet, conversando com os fãs pelo Twitter, Orkut e Fotolog, mas a gravadora ajuda demais”, explica ela, para quem não há diferença entre o público que ouve música online e as pessoas que compram CDs nas lojas.

“Os fãs têm tanto carinho pela banda que sabem o quanto é importante para nós que comprem o DVD. E existe outro fator: você acha as músicas do disco na Internet, mas não tem graça baixar o show para ver no computador. O CD perdeu a prioridade, mas o DVD não”, afirma Dedé. “Além disso, não tivemos tempo nem grana para ir a todos os lugares do Brasil. Então, um cara que mora em Manaus, por exemplo, pode comprar o DVD e conhecer o nosso trabalho ao vivo”, explicou.

Após lançar o MTV Apresenta, o Scracho está se preparando para gravar seu segundo álbum de inéditas, primeiro pela gravadora EMI. Segundo a baterista, o processo de composição e os ensaios já começaram. “Não sabemos como as coisas vão acontecer agora, no fim do ano, mas quem sabe no ano que vem já começamos a gravar?.”

Sem mais artigos