A 36ª Rolex Ilhabela Sailing Week, que começa neste sábado, deve bater recorde de 200 veleiros inscritos. O principal evento náutico da América Latina, reúne embarcações de sete classes de veleiros de oceano: S40, ORCi, ORCc, BRA-RGS, SMP2, HPE25 e Bico de Proa.


 


A classe HPE25, que disputa a competição pelo pelo sexto ano consecutivo, deve reunir mais de 20 embarcações nesta edição. Entre os favoritos está o veleiro Stella Artois, que tem comando de Felipe Furquim. “As tripulações estão bem entrosadas e treinadas e a classe é muito equilibrada. A disputa vai ser acirrada”, disse Felipe Furquim. Para ele, quem conseguir manter a regularidade deve se destacar.


 


Com veleiros de 25 pés, idênticos, a HPE tem um sistema de pontuação diferenciado das demais que competem na Semana de Vela. Ao contrário das outras, que usam o sistema de tempo corrigido de acordo com o tamanho da embarcação, na HPE o vencedor é aquele que realmente cruza a linha de chegada em primeiro lugar.


 


Felipe, que não participou do último Brasileiro da classe, ressaltou o equilíbrio que tem marcado as últimas competições da HPE. “Nas últimas regatas, o título foi definido na última regata, quando quatro, cinco veleiros tinham chances iguais de ser campeão. Acho que isso deve se repetir em Ilhabela”, diz. “Como o nível técnico está alto e equilibrado também, dificilmente algum barco vai conseguir se distanciar do outro na contagem geral dos pontos. Qualquer erro, por menor que seja, pode custar diversas posições porque todos os barcos estão andando muito próximos em todas as regatas. E é isso que é o legal e o diferencial dessa classe. Adrenalina e disputa acirrada o tempo todo”, conta.

Os experientes Fábio Bocciarelli, Christian Ralph e Bruno Schutz completam a tripulação do veleiro Stella Artois. Felipe, que conquistou o título da Semana de Vela em 2004, acredita que está em condições de repetir o feito. “Nosso barco está ajustado e com tudo em cima. Pronto para a regata!”, avisa.
 


Agora é só esperar o dia 11 para saber quem realmente vai levar a taça. Candidatos a ela, são muitos. Inclusive a tripulação do Stella Artois.


 


 


Leia também:


 


Semana de Vela terá participação recorde de tripulações exclusivamente feminina 



 


int(1)

Semana de Vela de Ilhabela: classe HPE25 promete equilíbrio e disputa acirrada

Sair da versão mobile