A 36ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week, que será disputada a partir de sábado, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), terá, pela primeira na história da tradicional regata, cinco tripulações femininas. As medalhistas olímpicas Fernanda Oliveira e Isabel Swan, autoras da primeira medalha olímpica conquistada pela vela feminina brasileira (bronze na classe 470, na China/2008) estarão em embarcações diferentes em Ilhabela.


 


Fernanda comandará o veleiro J24 “Diferencial”, da classe ORC Internacional 700. Já Isabel Swan será tripulante do “Bamberg”, um veleiro da clase HPE25, comandado pela medalhista pan-americana e atleta olímpica Adriana Kostiw.


 


Na classe ORC Internacional 700, o veleiro “Eiger” também terá tripulação feminina e comando da carioca Juliana Senftt, de apenas 20 anos. Juliana quer aproveitar a competição para conseguir um patrocinador para sua campanha olímpica Londres/2012. “A Rolex é uma competição importante, de grande exposição, em que é possível divulgar o nosso projeto”, explica Juliana.


 


A participação das mulheres não estará restrita apenas a embarcações pequenas. Na categoria BRA-RGS, Andréa Rogick comandará uma tripulação de sete mulheres a bordo de um barco de 32 pés.


 


O maior barco com comando feminino é o Jazz, de 36 pés, da classe ORC Internacional. Valéria Ravani contará com outras sete mulheres a bordo e o reforço de dois homens na tripulação. “Nosso desafio é competir da melhor forma possível e brigar por bons resultados. Já mostramos que temos condições para isso”, comentou a comandante, que terá na equipe Cristina Lueth, Tais Garcez, Daniela Sanchez Andrei, Nívia Teixeira, Rachel Russo e Andréa Videira. Os dois homens são o técnico Ralf Brüder e o caiçara Eduardo Mateus, o Dudu da Vela.


 


As inscrições para a Rolex Ilhabela Sailing Week continuam abertas e podem ser feitas pelo site www.risw.com.br.


int(1)

Semana de Vela de Ilhabela tem participação recorde de tripulações femininas