As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vão até o dia 17 de julho e podem ser feitas única e exclusivamente pela internet. No entanto, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação onde são feitas as incrições, tem sido alvo de críticas dos candidatos.


 


Alunos reclamam da dificuldade de acessar o portal, da falta de clareza no formulário além da geração equivocada de boleto bancário, mesmo pra quem é isento. Em defesa, o Inep nega os problemas, diz que o sistema está estável e recebe em média 200 inscrições por minuto, registrando um pico de 546 inscritos por minuto no segundo dia.


 


Ainda assim, justifica que o site tem o dobro de procura nos dias úteis em relação aos sábados e domingos. Os horários de pico são sempre em horário de almoço (entre as 13h e as 14h) e final da tarde (entre as 17h e as 18h). O instituto afirma que em 18 dias, 2.111.227 já se inscreveram.


 


O Inep alerta que é preciso atenção redobrada na hora da inscrição, principalmente quando aparece a tela dando alternativas para gerar boleto bancário ou solicitar a isenção de taxa. Caso o candidato faça algo errado pode ser feita a solicitação da retificação da inscrição pelo telefone 0800-616161 ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br

Sem mais artigos