Em especial com duas horas de duração, Canal Sony exibe neste domingo o nascimento de uma provável nova estrela da música, no episódio final da oitava temporada do American Idol.

Apesar de o programa ter revelado muitas mulheres nas edições anteriores, desta vez a final é 100% masculina: os finalistas deste ano são Adam Lambert, roqueiro californiano, de 26 anos e Kris Allen, garoto na linha pop, de 23 anos.

No ar desde 2002,  American Idol se consagrou como um dos maiores sucessos da televisão por descobrir e revelar talentos em todas as suas edições. Kelly Clarkson, vitoriosa na primeira temporada, hoje coleciona prêmios: 02 Grammy Awards, 02 American Music Awards, 02 MTV Awards e 11 troféus da revista Bilboard. Fantasia Barrino, campeã da terceira edição do programa, foi a  primeira cantora a estrear um single na primeira posição da Bilboard Hot 100 (lista dos mais vendidos e tocados nas rádios nos EUA). Carrie Underwood, na temporada seguinte, seguiu o exemplo de Fantasia e não só venceu o programa como ocupou o posto número um da revista com seu álbum de estreia Some Hearts, em 2005.

Os louros da fama não se restringem apenas aos vencedores de cada edição. Participantes classificados em quarto, sétimo e até nono lugar também alcançaram o sucesso e caíram no gosto do público em todo o mundo. Nota-se o êxito do reality show em premiações  importantes  como o Grammy 2008, por exemplo, em que sete ex participantes receberam indicações em várias categorias. Entre eles Jennifer Hudson, sétimo lugar no terceiro ano da atração. Hoje, além do êxito em sua carreira como cantora é também uma atriz premiada com o Globo de Ouro e o Oscar, em 2007,  ambos de melhor atriz coadjuvante por sua participação no musical Dreamgirls, de Bill Condon.

Participações masculinas também se destacam em American Idol. Chris Daughtry,  quarto lugar na quinta edição do programa, vendeu mais de dois milhões de cópias do álbum de estreia de sua banda de rock, a Daughtry. E David Cook, vencedor da sétima temporada, segue carreira promissora depois de lançar, em 2008, seu primeiro disco solo.

Neste ano, a grande novidade foi a participação de uma nova jurada, a produtora, cantora e compositora, Kara DioGuardi que se uniu a Simon, Randy e Paula Abdul.

American Idol
Canal Sony Entertainment Television, a partir das 18h.
O Canal exibirá uma reprise do penúltimo episódio à meia-noite e o último à 01h00, nesta madrugada.

Sem mais artigos