O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terão circulação diferenciada durante o Carnaval (dias 15, 16 e 17). Para atender os foliões que vão acompanhar os defiles das escolas de samba de São Paulo, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) oferecerá vans da ponte Orca nas estações Portuguesa/Tietê e Palmeiras/Barra Funda, que farão o transporte gratuito até o Sambódromo no Anhembi.

Metrô

Em todas as linhas, a frota de trens em circulação será reforçada nos horários de maior movimento. Na sexta-feira (12) para atender os usuários que vão deixar a cidade, a oferta de viagens será maior do que a habitual no período noturno nas Linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

No sábado de Carnaval (13) serão colocados em circulação 29 trens no pico da manhã e 25 trens no horário de pico da tarde na Linha 1-Azul. Na Linha 2-Verde (Sacomã-Vila Madalena), irão operar nove trens durante todo o dia. Na Linha 3-Vermelha, circularão 32 trens no pico da manhã e 28 composições no pico da tarde. Na Linha 5-Lilás, circularão quatro trens no horário de pico da manhã e três trens no pico da tarde. Nas Linhas 1, 2 e 3, a operação será estendida até a 1 hora da manhã. Já na Linha 5, a operação se encerra, como de costume, à meia-noite.

No domingo (14) a frota em circulação contará com 16 trens operando no período da manhã e 17 à tarde na Linha 1-Azul. Na Linha 2-Verde, nove composições serão disponibilizadas durante toda a operação. Na Linha 3-Vermelha, serão colocados em circulação 15 trens no período da manhã e 17 trens no turno da tarde. Na Linha 5-Lilás, três composições estarão em operação ao longo de todo o dia.

Na segunda (15) e terça-feira (16) a circulação será semelhante à habitual em um final de semana. Porém, em caso de necessidade de reforço da frota, composições estacionadas em pontos estratégicos das linhas entrarão em circulação.

Na quarta-feira de cinzas (17), para atender os usuários que retornam de viagem, o Metrô antecipará em 40 minutos o horário de aberturas das estações nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, nas quais a operação terá início às 4 horas. Na Linha 2-Verde, a abertura das estações ocorrerá 10 minutos antes do habitual, às 4h30. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início, como de costume, às 4h40.

CPTM

A CPTM também deixará trens de prontidão em todas as linhas, com atenção especial às linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e 11-Coral (Luz-Estudantes), para os usuários que se encaminharem às estações Luz e Palmeiras/Barra Funda. O Centro de Controle Operacional (CCO) avaliará, junto às estações, a necessidade de mais composições e acionará os trens que estarão estrategicamente posicionados.

Por conta da queda habitual na demanda nos feriados, a Companhia também realizará manutenções programadas em alguns trechos de suas linhas, do sábado, (13) até terça-feira (16).

Ponte Orca para o Sambódromo

Durante todo o final de semana de Carnaval (12 a 16) e no desfile das Campeãs (19 a 20), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) irá colocar os veículos do serviço Ponte Orca das estações Palmeiras/Barra Funda e Portuguesa/Tietê diretamente ao Sambódromo.

O transporte é gratuito para usuários do Metrô e da CPTM. Para utilizar o serviço, é necessário retirar uma senha antes da saída das estações, com um agente operacional. O passe dá direito ao embarque no micro-ônibus na ida e na volta. Desse modo, é imprescindível guardá-lo para apresentar ao agente na volta para casa.

Horários:
– 12/02: das 17 à 1 hora
– 13, 14 e 15/02: das 5 às 9 horas e das 17 à 1 hora
– 19/02: das 17 à 1 hora
– 16/02 (terça) e 20/02 (sábado): das 5 às 9 horas

O desembarque dos passageiros será no Portão 1 do Anhembi.


int(1)

SP: Metrô e CPTM terão circulação diferenciada no carnaval