Mesmo em tempos de crise, o consumidor brasileiro não tem alterado seus hábitos de consumo. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou que as vendas do setor tiveram um aumento de 6,66% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Já levando em consideração junho, o aumento das vendas nos supermercados foi de 5,66%. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, ante igual período de 2008, a expansão do setor é de 5,47%. Todos os dados estão descontados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o presidente da entidade, Sussumu Honda, o resultado da pesquisa mostra que o brasileiro dá prioridade para a compra de alimentos.

Levando em consideração os 35 produtos de maior consumo, a alta dos preços em julho foi de 0,93% em relação a junho e de 4,44% na comparação com o mesmo mês do ano passado, passando de R$ 256,62 para R$ 268,02.

Os produtos que tiveram maiores altas foram: carne de segunda, com 8,02%; queijo mussarela, com 5,68%; e feijão, com 4,75%. Já as quedas mais sensíveis foram: batata, com -12,85%; tomate, com -8,99%; e arroz, com -4,53%.


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Supermercados vendem 6,66% a mais em julho