Para comemorar o Ano da França no Brasil, o canal Telecine Cult exibe, a partir de 28 de maio, o especial Panorama de Cinema Francês, série de filmes franceses que irão ao ar todas as quintas, às 22 horas, até o final de julho.

O primeiro longa da programação é O Acompanhante, que vai ao ar hoje – drama dirigido por Michel Blanc, que deixa de lado suas usuais comédias para contar a história de um escritor que é convidado por um gigolô para ir a uma festa com duas “clientes” e começa a se interessar pelo trabalho do amigo.

Veja a programação das próximas semanas:

4 de junho: Crimes de Autor
Último filme de Claude Lelouch, que dirigiu Um Homem, Uma Mulher, romance que levou o Oscar de filme estrangeiro e roteiro original e rendeu a Lelouch uma indicação na categoria diretor em 1967. No filme, Judith (Fanny Ardant) é uma prestigiada escritora que procura inspiração para seus personagens das formas mais improváveis. Pierre (Dominique Pinon) é um homem que, durante uma viagem, conhece uma manicure chata e histérica, Huguette (Audrey Dana), deixada na beira da estrada pelo noivo. Aos poucos, o filme revela as relações entre os personagens, numa trama repleta de mistérios e mentiras.

11 de junho: Delicatessen
Clássico surreal de Jean-Pierre Jeunet, diretor que aposta suas fichas no em Dominique Pinon em quase todos os seus filmes. Na história, ambientada num futuro apocalíptico, um homem se candidata a zelador no único prédio que ainda se mantém em pé. Acontece que o síndico do local, que também é dono de açougue, costuma servir seus empregados como alimento para seus clientes canibais.

18 de junho: Cada Um Com Seu Cinema
Obra realizada em comemoração ao 60º aniversário do Festival de Cannes que reúne diversos diretores num mesmo filme. Ao todo, 33 dos maiores cineastas do mundo produziram o projeto coletivo, cada um mostra em três minutos sua própria visão sobre o que é o cinema.
   
25 de junho: A Questão Humana
Dirigido por Nicolas Klotz, o premiado drama – e um dos grandes destaques da programação – conta as perturbações de um psicólogo de RH que é escalado para investigar a vida de um dos executivos da empresa onde trabalha.

2 de julho: Desde que Otar Partiu
Vencedor do Cesar de filme de estreia e indicado ao mesmo prêmio na categoria roteiro e revelação feminina (Dinara Drukarova), o drama é o primeiro filme de ficção da diretora Julie Bertucelli. Na história, uma mulher que vive com a filha e a neta aguarda ansiosa a chegada de Otar, seu outro filho, médico que foi trabalhar como operário em Paris. Mãe e filha recebem notícias do rapaz, e precisam decidir se contam ou não o que sabem à matriarca.
   
9 de julho: Caché
Juliette Binoche e Daniel Auteuil estrelam a atração do Especial Panorama de Cinema Francês, com direção e roteiro de Michael Haneke – vencedor do Festival de Cannes no último domingo. O filme conta as buscas de um casal que, depois de receber uma fita de vídeo com imagens de sua casa, tenta descobrir quem está espionando. Caché levou os prêmios de filme, diretor, ator (Auteuil) e edição no European Film Awards. Foi indicado ainda nas categorias atriz (Binoche), fotografia e roteiro.

16 de julho: A Comédia do Poder
Baseado em uma história real e dirigido por Claude Chabrol, o longa-metragem fala de uma poderosa juíza que deixa de lado sua vida para investigar casos de corrupção, fraudes e desvios de verbas que envolvem pessoas ligadas ao governo.

23 de julho: Ao lado do Pianista
No filme, Deborah François dá vida à Melanie Prouvost, uma talentosa pianista que precisa superar traumas de infância para conseguir ser aprovada em um conservatório de música francês bastante respeitado. A direção é de Denis Dercou.
   
30 de julho: Em Direção ao Sul
Para encerrar a mostra, a escolha foi este filme de Laurent Cantet, que conta as aventuras de três americanas que resolvem passar férias no Haiti e acabam se envolvendo com um morador local.

Especial Panorama de Cinema Francês
De 28 de maio a 30 de julho, sempre às quintas-feiras, às 22h, no Telecine Cult

Telecine Cult faz programação especial para comemorar o Ano da França no Brasil

Sem mais artigos