A jornalista Kátia Lessa foi passar uma temporada em Nova York, para cobrir o show da David Lynch Foundation com Paul McCartney e Ringo Starr. Mesmo estando em meio ao cenário cultural nova iorquino, não estava esperando que, quando estivesse dando uma passada pelo inferninho Santos Party House, trombasse com Thurston Moore, fundador, cantor, compositor e guitarrista do Sonic Youth, lendária banda de rock norte-americana.

“Quando resolvi tomar uma cerveja e tirar umas fotos, um cara muito alto – até mesmo pra mim, que tenho 1,80m – trombou comigo de costas”. Papo vai, papo vem, Kátia Lessa descobre subitamente quem era o estranho simpático. “Sempre imaginei que ele fosse muito mais baixo, quieto e magrelo. Foi uma surpresa encontrar um cara simples, simpático e tão alto”.

Kátia, depois de conversar um pouco com o cantor e arrancar a declaração de que existe uma chance de que ele toque no Brasil em breve, tentou gravar um vídeo do encontro. “Pedi para fazer um vídeo com ele, ele aceitou fazer mais tarde, e foi tocar. Achei que não ia dar em nada, mas quando o show acabou, ele me chamou e disse: ‘está pronta? Vamos gravar?’ E eu, que já estava de casaco na mão pra sair da balada, voltei na hora”.

O vídeo traz Thurston contando à Kátia suas dúvidas sobre o Brasil. Ele pergunta sobre o Free Jazz Festival, sobre onde pode encontrar no Brasil CDs da Tropicália, sobre qual o poeta mais “místico” do Brasil no século XX e comenta que não sabe se sente bem no país porque as pessoas são altas como ele ou se por que, com a pele quase transparente, fica parecendo um zumbi em meio às outras pessoas.

Thurston, eleito pela Rolling Stone como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, fez diversos trabalhos paralelos à sua atuação no Sonic Youth – lançou os álbuns Psychic Hearts, Root e Trees Outside The Academy, trabalhou com a vocalista Jemina Pearls no cover da música Sheena Is a Punk Rock, do Ramones e participou da trilha sonora dos filmes Backbeat, Velvet Goldmine, Heavy, Bully, Manic e Extra Action and Extra Hardcore. Em Nova York, estava se apresentando com os músicos Okkyung Lee e Ikue Mori em um de seus projetos paralelos.

Veja aqui o vídeo feito pela jornalista Kátia Lessa com Thurston Moore.


int(1)

Thurston Moore, do Sonic Youth, afirmou que voltará ao Brasil

Sair da versão mobile