A toy art é um estilo artístico que nasceu no Japão nos anos 90. Direcionado a adultos e com fins de decoração ou coleção, acabou virando sinônimo de caríssimas peças vendidas em lojas com acesso a poucos endinheirados. Porém quem gosta dessa arte não precisa desembolsar uma fortuna para adquirir uma peça. Vários artistas brasileiros produzem toy art de uma forma artesanal com muita criatividade a preços acessíveis.

Uma das pioneiras no Brasil foi a artista plástica Andrea May, de Salvador. Ela tem seus toys vendidos em várias cidades do Brasil e mantém o blog Toy Centro, que reúne vários artistas brasileiros.

“As possibilidades criativas são infinitas, as combinações de cores, textura e formatos são riquíssimas”, diz Delfina Renck, da Dodô Dadá Toy Art, do Rio de Janeiro. Todos as suas peças são numeradas e atualmente estão chegando à marca de 700 toys já produzidos. Os desenhos animados são a inspiração do carioca Marcello Dutra, da LPeople, que trabalha com artesanato há dez anos e se encantou com a toy art após ganhar um toy de papel de uma amiga.

Uma banda que acabou não saindo dos ensaios acabou dando lugar a TOY TOY!, grife da dupla de amigas Angela Covacs e Mariana Martins, de São Paulo. Seus toys são feitos com a colaboração de designers mas o cliente também pode dar os seus pitacos e personalizar os seus bonecos. “Vendemos por conta própria, na internet, em bazares e temos parcerias com algumas lojas”, diz Angela. Outro espaço forte da marca na internet é o Flickr, que acaba atraindo muitas vendas.

Entre os novos nomes da toy art nacional estão Daniela Dinamarco, da d.lunatik, e Virgínia Gasperin, da Groovenela. A santista Daniela começou fazendo bonecas de pano e logo partiu para a toy art. “Um toy nunca é igual ao outro por serem feitos individualmente. Mas é comum que os melhores acabem virando séries”, diz. “O que acaba definindo o toy é encontrar e encantar-se com o universo dos materiais de costura”.

Virginia começou a fazer toys aproveitando os retalhos de sua confecção infantil. “Já fiz animais bonzinhos, monstros, palhaços, comida e por aí vai”, diz a catarinense residente em São Paulo. “Agora estou com um projeto em parceria com o ilustrador Marlos Lima. Ele pinta à mão algumas partes e eu finalizo montando”, conta. Para ela, o mais difícil é resistir à tentação de ficar com as charmosas peças para a sua coleção pessoal.

Andrea May
andreariosmay@gmail.com
www.toycentro.blogspot.com

d.lunatik
dandinamarco@hotmail.com
www.dlunatik.blogspot.com

Dodô Dadá Toy Art
dodotoyart@gmail.com
www.dodotoyart.com.br

Groovenela
virginiagasperin@hotmail.com

Lpeople Objetos Decorativos
contatolittle@hotmail.com
www.lpeople.blogspot.com

TOY TOY!
contato@toytoyfactory.com.br
www.toytoyfactory.com.br

Sem mais artigos