Será lançado nesta segunda-feira (21), na Saraiva Megastore do Shopping Higienópolis, o livro Ninguém Faz Sucesso Sozinho. O livro conta a trajetória do jornalista Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o seu Tuta, um dos profissionais mais relevantes da história do rádio da TV no Brasil. A obra foi organizada pelo veterano jornalista José Nêumanne Pinto.

Ninguém Faz Sucesso Sozinho conta de forma bem pessoal passagens da vida profissional e familiar de seu Tuta, que iniciou sua história na radiodifusão em 1949, trabalhando como auxiliar na Rádio Panamericana, então conhecida como a “emissora dos esportes”.

Em 1953, foi para a TV Record, emissora onde deslanchou como criador e diretor de programas que estão entre os mais importantes da história televisiva brasileira como Hebe, Família Trapo e O Fino da Bossa. Por dez anos seguidos, a partir de 1955, Tuta foi ganhador do Prêmio Roquete Pinto, na época a maior distinção da TV no Brasil.

Tuta voltou para a Panamericana em 1964, como diretor. No ano seguinte, a rádio era rebatizada de Jovem Pan, início de um processo de modernização que viraria referência no meio. A Jovem Pan, como lembra bem José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, no prefácio do livro, era “diferente de todos os modelos existentes de rádio de todo mundo. Nem eclética, nem ‘all news’, nem segmentada, simplesmente NOVA.”

O livro segue a vida de Tuta até hoje, passando pela criação da Jovem Pan-2, FM (com seu filho, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, no comando), a começo da trasmissão nacional via satélite e a entrada da rádio na era da internet.

Com fartura de fotos e imagens, Ninguém Faz Sucesso Sozinho é um livro que funde história pessoal com história da comunicação no Brasil, tudo contado de maneira direta, divertida e, de quebra, com algumas valiosas lições de vida.

Ninguém Faz Sucesso Sozinho
A.A.A. de Carvalho, o Tuta
organização e coordenação: José Nêumanne Pinto
Editora Escrituras, 432 páginas
Lançamento
Segunda, 21/9, 18 h
Saraiva Megastore, Shopping Higienópolis
Avenia Higienópolis, 618, São Paulo

Sem mais artigos