A novela Caminho das Índias (Globo) que terminou na úlima sexta-feira (11) surpreendeu. Não pelo desfecho da trama ou pelas surpresas reservadas para o último capítulo e sim pelo casamento inédito entre televisão e internet.


 


A ferramenta que explica o sucesso é o Twitter. A rede social foi capaz de reunir autora, fãs e elenco em uma interação online em tempo real. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, além dos 55 pontos de média no Ibope na Grande São Paulo (cada ponto representa 56 mil domicílios) e 81% de share (o que significa que de cada 10 televisores ligados, 8,1 estavam sintonizados na Globo no momento), o site da novela na internet teve média de 2.336.552 visitas, com picos de 2.760.412 na quarta-feira e 2.654.881 na sexta (dados do Google Analytics).


 


Apostando no poder da rede, a emissora disponibilizou cenas decisivas  do último capítulo, antes mesmo de irem ao ar, na internet. A fórmula deu certo e o vídeo mais visto acumulou 392.574 acessos. A atriz Thaila Ayala na véspera do dia final já tinha postado em seu Twitter cenas do úlimo capítulo.


 


Com os 140 caracteres do Twitter, Glória Perez, autora da novela, foi capaz de responder durante as 2 horas em que o capítulo ficou no ar, perguntas dos telespectadores. “a internet multiplica a rapidez da resposta do público à história que você está contando”, disse a autora ao jornal.

Sem mais artigos