Através de cartazes e panfletos, a Unicamp e a Unesp estão divulgados números de telefone onde podem ser realizadas denúncias de trotes violentos durante as matrículas dos estudantes que iniciarão os cursos nas duas instituições neste ano. Na Unesp, onde a matrícula ocorre nesta segunda-feira (8) e amanhã (9), os telefonemas podem ser feitos para (19) 3526-9004, de acordo com Eliana Corrêa Contiero, diretora do Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

 

Já o diretor do Instituto de Biociências, Ronaldo Carbinatto, mencionou a existência de uma comissão de boas-vindas, que acompanhará as atividades até o início das aulas, em 1º de março, reforçando ainda a possibilidade das denúncias serem feitas pelos telefones (19) 3526-4101 ou (19) 3526-4102.

 

Na Unicamp, que realiza as matrículas apenas hoje (8), os anúncios destacam que a instituição não é a favor de qualquer tipo de trote, incluindo o corte do cabelo ou o tradicional “pedágio”. As denúncias podem ser feitas com ligações para os números (19) 3521-4738 e (19) 3521-4877, e não há a necessidade de identificação.

 

Na Universidade de São paulo (USP), as matrículas foram acompanhadas pelas tradicionais brincadeiras e o destaque do ano foi a presença de algumas mães, que resolveram acompanhar seus filhos para evitar problemas. Elas elogiaram a proibição de bebidas alcoólicas no campus Butantã durante todo o dia (no ano passado, o álcool foi liberado após as 13 horas). De acordo com veteranos, participa das brincadeiras (futebol de sabão, corte de cabelo, banhos de lama e pintura do corpo com, guache) o calouro que quiser.

Unicamp e Unesp liberam telefones contra trotes

Sem mais artigos