As novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão coincidir com os calendários de vestibular de pelo menos quatro instituições públicas de ensino superior:  Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Mas segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, os reitores dessas instituições colocaram a data “à disposição” para que as provas do Enem fossem remarcadas.


 


“Elas podem decidir ou não mudar, mas elas foram contactadas e liberaram as datas para divulgarmos os novos dias do Enem. Essas instituição estão dispostas a fazer ajustes nos calendários delas em proveito de um projeto estratégico para o país”, disse Haddad.


 


A UnB já anunciou que adiará o Programa de Avaliação Seriada (PAS) para os dias 12 e 13 de dezembro para que não haja choque com o Enem. Em nota, a Uerj também afirma que apresentará nova data para a sua segunda fase, antes marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, para que não haja prejuízo para os candidatos inscritos.


 


Haddad disse que o MEC está entrando em contato com os reitores de todas as instituições em que há possibilidade de choque de datas e está à disposição para dar “todo o apoio que elas necessitarem”. Mas deixou claro que a decisão ou não sobre o adiamento caberá a cada instituição.


int(1)

Universidades devem mudar data do vestibular para não coincidir com Enem