Para diminuir os índices de evasão e repetência e melhorar o desempenho de estudantes do ensino médio, universitários da área de licenciatura vão dar aulas de reforço de português e matemática para cerca de 3 mil estudantes do 9º ano de 98 escolas municipais do Rio de Janeiro. A iniciativa resulta de uma parceria firmada na sexta-feira entre o Instituto Unibanco e a Secretaria Municipal de Educação, no prédio da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, no centro da cidade.

A secretária de Educação, Cláudia Costin, informou que oito escolas participam do projeto desde o ano passado e os resultados são tão positivos que a secretaria resolveu estender a experiência a 90 unidades da rede.

“Essas escolas receberam um reforço muito importante em 2009 para a melhoria da qualidade da aprendizagem para o 9º ano, que é um ano crítico para o sucesso no ensino médio, e também é um ano em que se acumularam déficits de aprendizagem recorrentes da implantação da aprovação automática, ou seja, é um ano que nos preocupa muito.”

Durante o evento, houve a premiação de alunos, coordenadores e diretores de escolas e estagiários que já participam do projeto, criado em 2007, e que já beneficiou 12 mil alunos por meio de um convênio com o governo do estado.

As aulas são ministradas por alunos das universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estácio de Sá, Castelo Branco, Veiga de Almeida e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), instituições parceiras na iniciativa.

As classes de reforço são formadas por até 30 alunos, que têm carga de estudos de quatro horas semanais. Para os universitários, a experiência vale como estágio supervisionado ou atividade complementar.

Para exercer a função, eles recebem uma bolsa-auxílio do Instituto Unibanco.


int(1)

Universitários vão dar aulas de reforço para alunos de escolas públicas do Rio