O uso da internet está cada vez mais popular no Brasil, mas os índices ainda estão bastante abaixo dos países mais desenvolvidos a até mesmo de alguns vizinhos nossos. No entanto, o cenário tem mudado nos últimos tempos.

Em 2009, os brasileiros ampliaram o acesso à internet em 10%, de acordo com a pesquisa Internet Pop elaborada pelo Ibope Mídia. O levantamento aponta que subiu de 49% para 54% a proporção de brasileiros que acessam a internet de vez em quanto, totalizado um total de 25 milhões de pessoas.

A pesquisa apontou que entre os usuários que acessam a rede por outro equipamento além do computador, 66% utilizam o celular, 21% pelo smartphone com conexão 3G, 9% por computadores de mão e 3% por smartphone sem tecnologia 3G. Dentro deste grupo, 25% das pessoas afirmaram que usam a internet diariamente,

Entre os sites preferidos para quem utiliza a internet por outros dispositivos, os servidores de e-mail, páginas de notícias e de buscas estão entre os mais acessados.

A pesquisa foi realizada pelo instituto de pesquisas em onze capitais brasileiras entre os dias 23 de setembro e 6 de outubro, com mais de 17 mil pessoas acima dos 10 anos de idade. 82% dos participantes declaram que possuem celular em casa, enquanto 65% dizem ter telefone fixo. Apenas 19% do total possuem TV por assinatura.

Sem mais artigos