O Natal de 2008 foi marcado pela crise. O setor varejista registrou uma queda nas vendas em relação ao ano anterior. Agora, com a retomada da economia, e expectativa das lojas é que o brasileiro volte as compras, fazendo com que o varejo registre crescimento.

Pelas projeções do Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) o avanço deve ser de 4%. Para o presidente da entidade, Roberto Alfeu Pena, a criação de novos postos de trabalho e os recursos do 13º salário devem contribuir para este resultado.

“Ano passado foi o Natal da crise e agora teremos o Natal da recuperação. No ano passado a queda das vendas foi de 1% e para esse ano o crescimento deve chegar a 4%. Só o 13º deve injetar R$ 78 bilhões na economia do país”, disse Pena.

Para o executivo, o pagamento do 13º salário e da restituição do Imposto de Renda devem ajudar também os consumidores a quitarem suas dívidas e saírem das listas de inadimplentes. “Isso traz um impacto positivo para o consumo. Quem limpa o nome costuma voltar a comprar”.


int(1)

Varejo prevê crescimento de 4% no Natal