Usar ou não o bate-papo, checar o Orkut e o Facebook, ou mandar uma mensagem pelo Twitter ainda são atos polêmicos quando se trata de fazê-los durante o trabalho. A novidade, no entanto, é que a questão não é mais apenas de permitir ou não aos funcionários que utilizem novas ferramentas da web, mas sim compreender até que ponto é possível usar essas mesmas ferramentas a favor da empresa.

 

Desde que o Virgula estreou a nova versão do portal, dois canais tem chamado atenção – twitter e flickr da redação. Pelo Twitter, repórteres e editores publicam quase que em tempo real os principais acontecimentos do dia, fatos inusitados que ocorrem por aqui e as piadinhas que rolam na redação. As twittadas aproximam o portal de seus leitores e aumentam o tom de portal jovem que o Virgula já possui.

 

Quem tem o hábito de usar o twitter já percebeu que por ali o território já é controlado pelos olhares das grandes empresas. O roteirista brasileiro de HQ Hector Lima se tocou disso ao fazer uma reclamação no microblog. “Uma vez reclamei do Virtua no Twitter porque a conexão estava caindo toda hora. Me assustei por logo em seguida receber um e-mail do SAC da Net comentando que tinha lido meu tweet e estava se oferecendo pra resolver. Gostei da rapidez – apesar de não ter resolvido o problema – mas não sei se acho legal as empresas estarem te monitorando sem você saber. O fato é que não tem como escapar: se você fala algo na internet, está no mundo, pro bem e pro mal”, afirma o roteirista.

 

A empresa de hospedagem de sites Localweb não se contentou em apenas “vigiar” os twitteiros e criou um canal de reclamações no Twitter, tipo um SAC online. No http://twitter.com/locaweb_reply, você entra, deixa seu recado e em seguida é procurado pela empresa para tentar resolver seu problema. Simples assim.

 

Divulgação na rede e maior produtividade

 

Companhias como Dell e Starbucks usam o Twitter para deixar seus clientes informados sobre ofertas, promoções e lançamentos. A Kodak usa o microblog para promover o blog da marca, divulgando e discutindo os posts com os seguidores.

 

Em julho do ano passado, a Visa criou um aplicativo no Facebook que permite aos pequenos empresários brasileiros usar a rede social para conhecer seus semelhantes ao redor do mundo e compartilhar experiências de negócios. Chamado de Business Network, já possui 80 mil pequenas empresas cadastradas, que possuem acesso integrado a ferramentas como Google Docs, Google Calendar, Google Sites e Google Maps.

 

Além do uso em benefício coorporativo, redes sociais podem elevar produtividade dos funcionários durante o período de trabalho, é o que diz um estudo feito pela Universidade de Melboune, na Austrália. De acordo com a pesquisa, pessoas que utilizam a internet para fins pessoais no escritório são quase 9% mais produtivas do que aquelas que não o fazem.

 

O autor do estudo, Brent Coker, do departamento de administração e marketing da universidade, disse que navegar na internet por lazer no trabalho ajuda a aprimorar a concentração dos empregados. “As pessoas precisam relaxar um pouco para voltarem a se concentrar”, disse Coker no site da instituição. Diante de tal pesquisa e do crescente interesse de grandes empresas por fazer parte de redes sociais, goste a chefia ou não da ideia, não há como ficar de fora dessas novas ferramentas e se manter ao mesmo atualizado.

 

Da próxima que seu chefe reclamar que você está no Twitter ou no Facebook, mostre pra ele que o mundo todo já está por lá e que portanto, ele deveria estar também.

 


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Veja como as novas tecnologias invadiram o mundo empresarial