A solução do governo federal para incentivar a economia parece estar dando bons resultados. Pelo menos para os fabricantes e revendedores de veículos, que foram beneficiados com a redução de impostos. Durante junho, as vendas de automóveis bateram um novo recorde, chegando a 300.204 unidades vendidas.  Somente no último dia do mês, foram negociados 24.151 unidades, recorde para um único dia.
 
As informações foram divulgadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Os resultados foram expressivos, pois poderia ter sido o último mês com impostos reduzidos, mas o governo resolveu prorrogar este prazo por mais alguns meses.
 
Os números divulgados são referentes ao número de veículos licenciados. Na comparação com maio, a alta foi de 21,5% (256.978 unidades) e 17,2% em relação a junho de 2008, quando foram vendidos 256.005 veículos no país. No acumulado do ano, há também um novo recorde: 1,45 milhão de carros vendidos, alta de 2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.
 
O fôlego do mercado automotivo ganhou força com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no último trimestre do ano passado, por três meses. A medida já foi renovada por duas vezes, sendo a última na segunda-feira. Agora, esse beneficio será mantido até setembro e haverá uma elevação gradual dos impostos a partir de outubro. A previsão é que volte ao nível normal em janeiro de 2010.


int(1)

Venda de carro bate recorde em junho, segundo indústria