O primeiro semestre de 2009 foi bastante positivo para as vendas pela Internet. De acordo com a e-bit, empresa de informações sobre comércio eletrônico, esse segmento do varejo cresceu 27% entre janeiro e junho, na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o levantamento, o faturamento bruto das vendas on-line foi de R$ 4,8 bilhões, sendo que a compra média ficou em R$ 323. Esse valor representa uma elevação de 5% levando em consideração o primeiro semestre de 2008. O principal motivo para o bom resultado, segundo a e-bit, foi a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos. Os produtos de informática também tiveram destaque.

Sobre a participação no mercado de lojas on-line, a B2W, formada da fusão entre o Submarino e Americanas.com, teve uma queda de 4,6 pontos percentuais, chegando a 35,7% na comparação com o mesmo período de 2008. O fator que contribuiu para essa queda foi a entrada de tradicionais lojas do varejo convencional no segmento, como é o caso do Wal-Mart e casas Bahia. Além disso, o Ponto Frio e Extra.com fortaleceram suas operações.

O segundo semestre do ano representa cerca de 55% do faturamento anual do setor, de acordo com a e-bit. A empresa acredita que o ritmo de crescimento das vendas será mantido. Com isso, a previsão de faturamento das empresas de comércio eletrônico deve ser de R$ 5,8 nos últimos seis meses de 2009, 28% a mais do que o mesmo período do ano passado.

Levando em consideração o volume de vendas, livros e assinaturas de revistas lideram no segmento eletrônico no primeiro semestre, seguidos por produtos de saúde, beleza e medicamentos, informática, eletrodomésticos e eletrônicos.


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Vendas pela Internet crescem 27% no primeiro semestre

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