Cerca de 85 mil pessoas foram afetadas com as fortes chuvas e os ventos que atingiram Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná nos últimos dias. Segundo estimativas da Defesa Civil dos três Estados, 8,6 mil casas, entre residências, comércios e prédios públicos foram danificados ou destruídos. No total, 19 municípios decretaram situação de emergência.

Em Santa Catarina, cerca de 39 mil pessoas foram afetadas em 36 diferentes municípios. As regiões mais atingidas pelo vento forte e pelas chuvas foram o litoral sul e o oeste do Estado, onde os ventos chegaram a cerca de 140 km/h.

Já no Rio Grande do Sul, mais de 4 mil pessoas estão desalojadas e outras 2,5 mil ficaram sem abrigo. Em todo o Estado, 1,3 mil casas foram danificadas ou destruídas.

Por fim, no Paraná, cinco municípios foram afetados pelas chuvas (Curitiba, Londrina, Pato Branco, Piraquara e Ibiporã), onde cerca de cem residências sofreram danos após serem atingidas por ventos de até 80 km/h. No Estado, a previsão é de chuva com intensidade moderada a forte até a madrugada desta terça-feira (29).


int(1)

Ventos e chuvas afetam 85 mil pessoas no Sul do país