Por mais animada e badalada que tenha sido a 15ª edição do Video Music Brasil, as surpresas foram poucas. Antes mesmo do evento acontecer, já era possível deduzir quais seriam os artistas vencedores.

 

A leva da cena emocore confirmou seu poder no cenário musical com os quatro prêmios do Fresno. “Temos fãs que lutam por nós”, disse o vocalista Lucas, em entrevista ao Virgula. Metade da Banda dos Sonhos foi composta pelos gaúchos (Lucas, Melhor Vocalista e Tavares, Melhor Baixista). Aos berros, o quarteto comemorou o prêmio de Artista do Ano e o status de “queridinhos do público da MTV Brasil” neste ano. Mais cedo, ainda nos estúdios da emissora, os caras já tinham levado o Prêmio de Artista Pop.

 

Comprovando que são realmente eternos na música nacional, os Paralamas do Sucesso ficaram com o troféu de Melhor Show do Ano; Skank conquistou o Melhor Videoclipe do Ano com Sutilmente; e os Titãs também não saíram com as mãos abanando. Branco Mello & cia subiram ao palco graças ao videodocumentário Titãs – A vida até
parece uma festa
“.

 

Pitty cumpriu a tradição de todo ano e deixou seu nome registrado na noite com os integrantes de sua banda aparecendo nas categorias de Melhor Baterista e Melhor Guitarrista.

 

Britney Spears não deu chance para Lady Gaga e garantiu a estatueta de Melhor Artista Internacional. Cine provou a força do rock colorido e conquistou o prêmio de Revelação.

 

Stephany “Linda e Absoluta” foi inesperadamente derrotada pelo webhit Escolha Já Seu Nerd. O Melhor Blog ficou para os paranaenses do Jovem Nerd e The Sims 3 foi eleito o Game do Ano.

 

A nova fase do Forfun garantiu aos cariocas a taça de Melhor Banda de Rock, os versos do Chimarruts asseguraram o título de Melhor Banda de Reggae e o imbatível Zeca Pagodinho foi considerado o Melhor Artista de Samba.

 

Dead Fish honrou as origens e levou para casa o prêmio de Melhor Banda de Hardcore. O Rock Alternativo ficou representado pelo Pública; MV Bill garantiu o título de Melhor Artista de Rap; e a Música Eletrônica conquistou seu espaço na premiação com os caras do N.A.S.A.

Fernanda Takai fez jus à fama e, longe do Pato Fu, foi eleita a Melhor Artista de MPB. Para aquelas que não precisam de vocalista, Pata de Elefante ficou com a estátua de Melhor Banda Instrumental.

Na noite daqueles que falam de amor e dos dinossauros do rock, as únicas surpresas ficaram por conta do mundo virtual e de Marcos Mion, que roubou a cena. O apresentador fez um longo discurso de agradecimento ao Prêmio de Melhor Twitter e se despediu da MTV: ele está de mudança para a Record. Com atuação discreta, NxZero só garantiu o prêmio de Hit do Ano com Cartas pra Você.

 

Confira abaixo a lista completa dos vencedores do VMB 2009:

 

– Banda dos sonhos:
Melhor Vocalista – Lucas (Fresno)
Melhor Guitarrista – Martin (Pitty)
Melhor Baixista – Tavares (Fresno)
Melhor Baterista – Duda (Pitty)

 

– Melhor Banda de Rock: Forfun

– Melhor Banda de Rock Alternativo: Pública

 

– Melhor Banda de Hardcore: Dead Fish

 

– Melhor Artista de MPB: Fernanda Takai

 

– Melhor Banda de Reggae: Chimarruts

 

– Melhor Banda Instrumental: Pata de Elefante

 

– Melhor Artista Pop: Fresno

 

– Melhor Artista de Samba: Zeca Pagodinho

 

– Melhor Artista de Rap: MV Bill

 

– Melhor Artista de Música Eletrônica: N.A.S.A.

 

– Blog do Ano: Jovem Nerd

– Game do Ano: The Sims 3

 

– Twitter do Ano: Marcos Mion (@mionzera)

 

– Webhit do Ano: Escolha Já Seu Nerd

 

– Filme/Documentário Musical do Ano: Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa

 

– Melhor Show do Ano: Os Paralamas do Sucesso

 

– Hit do Ano: Cartas Pra Você, NxZero

 

– Aposta MTV: Vivendo do Ócio

 

– Artista Internacional do Ano: Britney Spears

 

– Videoclipe do Ano: Sutilmente, Skank

 

– Banda Revelação: Cine

 

– Artista do Ano: Fresno

 


int(1)

VMB 2009: Fresno fatura quatro prêmios e é destaque da noite musical