Após centenas de reclamações, a Volkswagen admitiu nesta terça-feira (27) que os motores 1.0 VHT, implementados na linha de produção em março de 2008, podem apresentar problemas em seus componentes. De acordo com a montadora, trata-se de um problema na lubrificação do bloco.

Segundo a fábrica alemã, os motores VHT foram desenvolvidos com mais torque que a linha anterior. Para isso, a empresa decidiu alterar o óleo usado no primeiro abastecimento, que é feito ainda na linha de produção. Em alguns casos, o motor apresentou déficit na lubrificação dos componentes por causa do álcool utilizado como combustível.

Ainda de acordo com a Volkswagen, a estimativa é de que um em cada mil blocos VHT 1.0 possa apresentar o problema.

Os donos de carros modelo Gol, Voyage e Fox que suspeitam ser vítimas desse defeito devem procurar as concessionárias da Volks, onde serão feitos os reparos necessários, sem custo. No entanto, a montadora descartou a possibilidade de fazer um recall.

Também segundo a fabricante, os blocos 1.6 da gama VHT, que equipam versões de Gol, Voyage, Fox, além de Polo e Golf, não registraram nenhuma reclamação até o momento.


int(1)

Volkswagen descarta recall, mas admite problema em motores 1.0 VHT