A enciclopédia virtual Wikipedia anunciou hoje que planeja introduzir um novo sistema de edição para prevenir a publicação de informações falsas sobre personalidades vivas.


 


Jay Walsh, porta-voz  e gerente da Fundação Wikimedia, confirmou que um editor experiente revisará as entradas de dados sobre pessoas vivas antes que apareçam na página.


 


A nova ferramenta já está funcionando na versão alemã e a fundação permitirá aos usuários da versão em inglês testar o novo sistema antes de implementá-lo.


 


Walsh acrescentou que este controle é pensado para proporcionar “proteção adicional” e “prevenir vandalismo” nos artigos sobre personalidades vivas.


 


Segundo a imprensa americana, a ideia para esta ferramenta surgiu no início deste ano, depois que um usuário editou um artigo falso na enciclopédia dizendo que os senadores Ted Kennedy e Robert Byrd tinham morrido após um almoço de inauguração da Presidência de Barack Obama.


 


No entanto, não é a primeira vez que são divulgadas informações falsas sobre pessoas vivas na Wikipedia, onde qualquer usuário pode introduzir ou editar a informação publicada.


 


A biografia sobre o jornalista John Seigenthaler sugeria que tinha sido cúmplice dos assassinatos de John F. Kennedy e Robert Kennedy, e esta falsa informação permaneceu durante meses na internet sem que ninguém percebesse.



 


int(1)

Wikipedia anuncia mais controle sobre informações de pessoas vivas

Sair da versão mobile