Uma associação de gravadoras independentes na França está processando o Youtube e pede uma grana alta por desrespeito aos seus direitos autorais.

A organização SPPF que representa os selos quer mais de R$ 26 milhões porque segundo seus advogados, o Youtube tem colocado no site mais de 100 clipes de seus artistas sem autorização. Os mesmos clipes já haviam sido retirados da rede graças a uma medida da Justiça que concedeu liminar favorável a SPPF, em 2008.

A Justiça Francesa tem concedido várias decisões favoráveis aos reclamantes. No ano passado chegou a multar o departamento de vídeo da Google em quase meio milhão de reais por exibir parte do documentário The World According to Bush, da produtora Flach Film.

O melhor jeito para não ser processado é os sites fazerem acordos com os selos. Por exemplo, em setembro de 2008 o Dailymotion, que é uma versão do Youtube na França, fez um contrato com três organizações de direitos autorais para mostrar seus vídeos e lhe repassar parte da renda obtida com publicidade nas exibições.


int(1)

Youtube veicula clipes sem autorização e pode pagar multa de R$ 26 milhões na França

Sair da versão mobile