A americana Lindsey Vonn confirmou o favoritismo e ganhou a medalha de ouro na prova feminina do downhill do esqui alpino dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver.


Vonn, que chegou ao Canadá com uma lesão muscular na tíbia da perna direita e chegou a ter ameaçada sua participação, brilhou na pista de Whistler.


A musa americana, de 25 anos e ganhadora de cinco provas da Copa do Mundo na atual temporada, conseguiu um tempo de 1min44s19. A segunda posição foi para Julia Mancuso, também dos EUA e com uma marca de 1min44s75.


O bronze acabou com a austríaca Elisabeth Goergl, que terminou em 1min45s65. A sueca Anja Paerson, que tentava sua sexta medalha olímpica, acabou sofrendo uma queda após o último salto, quando já avistava a linha de chegada.



Acidente


A romena Edith Miklos sofreu um violento acidente na prova feminina do downhill dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver e teve de ser retirada de helicóptero da pista de Whistler.


Miklos perdeu o controle de seus esquis e saiu da pista. As redes de proteção evitaram que o choque fosse ainda maior. Ela se levantou sozinha, embora mancando, e depois acabou imobilizada numa maca e levada por precaução em um helicóptero com destino a um centro médico, onde será melhor examinada.

Sem mais artigos