Você sabe o que o Marcelo Tas ou o Fernando Meirelles faziam na década de 80? Você já viu, aliás, o Marcelo Tas com cabelo?

Tudo isso e muito mais pode ser conferido na última semana de Brasil Anos 80: Cinema e Vídeo, uma mostra muito bacana no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A reta final da programação começa nesta quarta (3) e vai até o próximo domingo.

A ideia é fazer uma retrospectiva de coisas legais que rolaram no vídeo e no cinema brasileiro nos anos 80, de caras como Marcelo Tas, Fernando Meirelles, Tata Amaral e Tadeu Jungle. Hoje, são todos nomes consagrados, mas na época batalhavam na produção independente.

Foi nessa época que Tas começou a ficar conhecido, graças a seu personagem Ernesto Varela, um repórter que fazia perguntas inusitadas a personalidades e, especialmente, a políticos (trabalho que preconizou de certa forma o CQC). A mostra traz vários vídeos de Ernesto Varela, todos dirigidos por Fernando Meirelles, conhecido hoje por filmes como Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira. Veja abaixo alguns momentos de Tas como Ernesto Varela.

Além das 73 obras audiovisuais, longa e curta metragens, documentários, videoarte e produções para televisão, a mostra oferece debates  e palestras com a presença dos curadores, Rafael Sampaio e Francisco Cesar Filho, e também de convidados.

Confira a programação aqui.

SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil
Onde: R. Álvares Penteado, 112, Centro – Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Quando: De 19 de fevereiro a 07 de março
Quanto: Entrada Franca – retirar senha a partir das 10h do dia do evento
Informações: (11) 3113 3651 / 3113 3652

Mostra traz Marcelo Tas e Fernando Meirelles em começo de carreira

Sem mais artigos