Uma das mulheres mais fotografadas, comentadas e invejadas do mundo faz 35 anos nesta terça. Angelina Jolie nasceu em Los Angeles no dia 4 de junho de 1975, e desde cedo teve seu nome envolvido em controvérsias.

Seus pais, os também atores John Voight e Marcheline Bertrand, se separaram quando ela tinha pouco mais de um ano e ela sempre manteve uma relação instável com o pai. O ápice aconteceu em 2002, quando Angelina entrou na justiça e conseguiu eliminar o Voight de seu nome, além de declarar que não queria que John se aproximasse de Maddox, seu primeiro filho.

Só que, pelo jeito, a maternidade amoleceu o coração de Angelina. Com uma ajudinha de Brad Pitt, que incentivou uma reaproximação, ela deu o braço a torcer e, no início deste ano, foi fotografada com os filhos e o pai em Veneza, onde atualmente filma The Tourist. A aparição pública foi a confirmação de que os meses de tentativas haviam funcionado e que os dois enfim fizeram as pazes.

Mas o relacionamento com o pai é só um entre os vários temas polêmicos quando se fala em Angelina Jolie. Quem a vê agora, cercada por seis filhos, embaixadora da ONU e uma das famosas mais engajadas na ajuda humanitária ao redor do mundo, mal pode imaginar como ela era há alguns anos.

Com uma quedinha pelo mórbido, Angelina chegou a abandonar as aulas de interpretação quando tinha 14 anos, porque decidiu que queria ter outra profissão: ser dona de uma funerária. Na mesma época, pintou o cabelo de roxo e passou a usar apenas roupas pretas. Mas a genética acabou falando mais alto e ela voltou aos cursos e à carreira de modelo, que manteve apenas enquanto não começou a atuar profissionalmente.

Aos 17 ela estreou em dois curtas e um filme, em papéis que exploravam sua beleza e sensualidade logo de cara. E não pareceu se importar muito com isso. Tanto que nunca se recusou a usar essa imagem, e muito menos a ficar nua em cena. Aliás, ela sempre pareceu bem à vontade com isso, independente do parceiro.

Angelina já havia até ganho um Emmy (considerado o Oscar da TV), mas foi só com uma polêmica – pra variar – que realmente chamou a atenção. Em 1998, ela foi a protagonista de Gia, que contava a história real de Gia Carangi, uma das primeiras super modelos do mundo. A verdadeira Gia morreu aos 26 anos, em decorrência da Aids, depois de se tornar viciada em drogas. Além disso, era lésbica, o que deu a Jolie a chance de protagonizar ousadíssimas cenas com a atriz Elizabeth Mitchell. Outra coisa que não foi nada demais para Angelina, que nunca escondeu ser bissexual (ela chegou a dizer uma vez que teria se casado com Jenny Shimizu, sua amante de muitos anos, caso não tivesse conhecido Billy Bob Thornton).

E a partir daí seu nome nunca mais saiu da mídia, tanto por seu trabalho quanto pela vida pessoal. Já no ano seguinte ela ganhou seu maior reconhecimento até hoje: um Oscar de atriz coadjuvante por Garota, Interrompida. Apareceu para receber o prêmio num modelito meio Morticia Addams e acompanhada pelo irmão, James, a quem beijou na boca, em frente às câmeras e sem a menor cerimônia.

Fazendo de dois a três filmes por ano, também em 1999 conheceu o segundo marido (o primeiro casamento, aos 19, foi com Jonny Lee Miller, com quem fez Hackers). Ela se casou com Billy Bob Thornton, 21 anos mais velho, em Las Vegas. O relacionamento durou só dois anos, mas foi intenso: ela disse que se apaixonou por ele à primeira vista e durante esse tempo ambos andavam com pingentes que continham o sangue um do outro. E foi durante esse casamento que Jolie tomou a decisão que começaria a mudar sua vida. Depois de conhecer o Camboja nas filmagens de Lara Croft: Tomb Raider e se comover com a situação da população, ela adotou um bebê órfão daquele país.

Maddox foi adotado pelo casal, mas com a separação Billy abriu mão de seus direitos. A partir daí os escândalos deram espaço a um novo foco na vida de Angelina. Ela passou a visitar campos de refugiados e promover campanhas de ajuda humanitária, sendo nomeada Embaixadora da Boa Vontade pela ONU.

Mas, em se tratando de Angelina Jolie, seria difícil esperar o fim das polêmicas. E a seguinte foi a maior de todas. Em 2005, pouco depois de adotar uma segunda criança, a etíope Zahara, ela conheceu Brad Pitt quando fizeram juntos Sr. & Sra. Smith. E, logo em seguida, chegou ao fim o casamento do ator com a queridinha da América Jennifer Aniston.

Jolie negou qualquer envolvimento com Pitt por meses, mesmo sendo fotografada ao lado dele em diversas viagens. Os dois só assumiram o romance quando Angelina já estava grávida, em janeiro de 2006. Em maio nasceu Shiloh, a primeira filha biológica do casal. Quatro meses antes, Pitt havia adotado legalmente suas outras crianças, que passaram a ter o sobrenome Jolie-Pitt.

Os dois nunca se casaram legalmente, porque dizem que estão bem assim e porque só farão isso quando todos tiverem o mesmo direito – ou seja, quando o casamento homossexual for aprovado. Depois do nascimento de Shiloh, eles ainda adotaram Pax, um vietnamita de três anos, e tiveram um casal de gêmeos, Knox Léon e Vivienne Marcheline. E, apesar dos constantes boatos de separação, continuam sendo a família mais fotografada do mundo, sempre com todos juntos.

E se na vida real Angelina Jolie pode ser tão contraditória e versátil, o mesmo se reflete em sua carreira. Ela já foi assassina profissional, policial, hacker, sociopata e até andróide. Para conhecer cada um dos trabalhos dela, veja uma galeria de fotos e, na sequência, traileres e cenas de todos os seus filmes até hoje.

 

 

Lookin’ to Get Out (1982)

Angela & Viril (1993)

Alice & Viril (1993)

Cyborg 2 (1993)

Meat Loaf – Rock’n’roll Dreams Come True (1993)

Without Evidence (1995)

Hackers (1995)

Duas Famílias em Pé de Guerra (1996)

Mojave Moon (1996)

Rebeldes (1996)

Prova de Fogo (1997)

George Wallace (1997)

Brincando com a Morte (1997)

Gia (1988)

Hell’s Kitchen (1988)

Corações Apaixonados (1998)

Alto Controle (1999)

O Colecionador de Ossos (1999)

Garota, Interrompida (1999)

60 Segundos (2000)

Lara Croft: Tomb Raider (2001)

Pecado Original (2001)

Uma Vida em Sete Dias (2002)

Lara Croft Tomb Raider – A Origem da Vida (2003)

Amor Sem Fronteiras (2003)

Roubando Vidas (2004)

O Espanta Tubarões (2004)

Capitão Sky e O Mundo de Amanhã (2004)

The Fever (2004)

Alexandre (2004)

Sr & Sra Smith (2005) – Jane Smith

O Bom Pastor (2006)

O Preço da Coragem (2007)

A Lenda de Beowulf (2007)

Kung Fu Panda (2008)

A Troca (2008)

O Procurado (2008)

Salt (2010)

The Tourist (2011)

No aniversário de Angelina Jolie, veja fotos e vídeos de todos os seus filmes

Sem mais artigos