Mais de 19 milhões de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio participam, a partir de amanhã, das provas da primeira fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). De acordo com dados do Ministério da Educação, são 19,6 milhões de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na primeira etapa, as questões da prova são de múltipla escolha (teste), aplicadas e corrigidas pelos professores, que devem seguir as instruções e gabaritos elaborados pela direção acadêmica da Obmep. Os alunos devem resolver 20 problemas e indicar a resposta entre cinco opções. A correção dos testes deve ser imediata porque o prazo de envio à direção regional da Obmep dos cartões-resposta dos classificados para a segunda fase termina no dia 22 de junho.

Os alunos selecionados farão as provas da segunda fase no dia 11 de setembro, às 14h30. Nessa etapa, serão aplicados de seis a oito testes discursivos em centros de ensino definidos pela coordenação. A correção será feita por comitês de professores de matemática. É desse grupo de alunos sairão os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil com menção honrosa. A divulgação dos vencedores está marcada para o dia 26 de novembro.

Mais informações podem ser obtidas no site da olimpíada.

Olimpíada de Matemática começa amanhã com participação de 19 milhões de alunos em todo o país

Sem mais artigos