Quem está pensando em comprar algo importado dos Estados Unidos deve agir rápido. O preço de pelo menos uma centena de produtos vai aumentar. Até 100% em alguns casos. A medida é uma retaliação do Brasil aos subsídios pagos pelo governo americano aos produtores locais de algodão e deve começar a valer dentro de um mês.

O Brasil questiona há anos o incentivo americano que tornava desigual a competição entre os dois países. Agora, com a autorização da Organização Mundial do Comércio (OMC), a retaliação brasileira pode chegar até US$ 829 milhões. Produtos que vão da pasta de dente, passando por celulares, roupas e máquinas de lavar vão ter suas taxas de importação aumentadas para compensar o que o Brasil perdeu nas relações comerciais por conta do subsídio americano.

O preço desses produtos vai ficar mais salgado para o consumidor brasileiro, mas a medida também pode incentivar industrias nacionais já que, com o preço da concorrência internacional mais caro, nossos produtos se tornariam mais competitivos nas prateleiras, pelo menos em relação ao preço.

Sem mais artigos