Depois de sete anos de jejum, o Peñarol finalmente pôde comemorar, nesta terça-feira, a conquista do título do Campeonato Uruguaio, após empatar com o grande rival Nacional em 1 a 1 no segundo jogo da decisão do torneio.
Na primeira partida, o Peñarol venceu por 1 a 0, resultado que obrigava o Nacional a vencer o clássico de hoje por dois gols de diferença.

Apesar de ser o grande favorito para levantar o troféu na temporada, o Peñarol sofreu mais do que esperava frente a um Nacional que atuou com postura agressiva, e que durante grande parte da partida decisiva esteve na frente no marcador, além de ter acertado o travessão em duas finalizações pouco antes do apito final.

O zagueiro Alejandro Lembo abriu o placar a favor do Nacional aos 33 minutos do primeiro tempo, aproveitando cobrança de escanteio. Depois do intervalo, o duelo seguiu equilibrado, com boas chances de gol para os dois lados, até que aos 23 minutos o jovem lateral Matías Aguirregaray decretou o empate. O jogador, de 21 anos, é filho do ex-zagueiro da seleção uruguaia e do Internacional Oscar Aguirregaray, e nasceu no Brasil, em Porto Alegre.

O Peñarol chegou à final como campeão do torneio Clausura e primeiro colocado na soma dos pontos obtidos nesta competição com os conquistados no torneio Apertura (vencido pelo Nacional).

Com o triunfo desta terça, o Peñarol chegou a seu 37º título uruguaio desde o início da era profissional, enquanto o Nacional segue com 31 conquistas.


int(1)

Peñarol quebra tabu de sete anos e é campeão uruguaio com gol "brasileiro"