Em cerimônia realizada no Estádio Nacional da capital Tegucigalpa, o agroempresário Porfirio Lobo tomou posse nesta quarta-feira (27) como presidente de Honduras, posto que ocupará por quatro anos. Lobo assume como novo chefe de Estado depois de sete meses de crise política deflagrada pelo golpe de Estado que tirou Manuel Zelaya do poder.

Aos 62 anos, Porfírio Lobo recebeu a faixa presidencial das mãos do presidente do Congresso, Juan Orlando Hernández, seu companheiro de legenda, já que ambos são do Partido Nacional, e fez o juramento presidencial diante de milhares de hondurenhos.

Sob um rigoroso esquema de segurança montado para o evento, o novo presidente prometeu ser fiel a República e cumprir e fazer cumprir as leis.

Depois da cerimônia de posse, o novo líder hondurenho oferecerá um almoço aos convidados especiais na Casa Presidencial, segundo o programação oficial.

Zelaya de malas prontas

Já Manuel Zelaya, presidente deposto, permanece na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. Ele deverá deixar o país ainda nesta quarta com a esposa, dois filhos e alguns colaboradores, com destino à República Dominicana, acompanhados pelo presidente Leonel Fernández.


int(1)

Porfirio Lobo toma posse como presidente de Honduras