Não é só São Paulo que faz aniversário nesta segunda-feira (25).


Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP), considerada uma das maiores instituições públicas da América Latina, completa 76 anos hoje com muita história para contar.


 


Palco de militância estudantil, a universidade teve papel importante durante o regime militar que vigorou no país durante a década de 1960. Foi nesta época que a instituição passou a transferir as sedes de suas unidades localizadas em várias regiões da capital para a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, na Zona Oeste de São Paulo, que conhecemos hoje. A mudança foi uma estratégia do regime militar para desarticular os alunos e professores, pois as principais organizações de oposição se constituíam de membros da universidade.


 


Mantida pelo governo do estado de São Paulo, dona de 229 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, espalhados em 40 unidades e oferecidos a quase 56 mil alunos, a universidade segundo um ranking elaborado por um órgão de pesquisa espanhol no ano passado, é classificada como a 38ª melhor do mundo.


 


Suas unidades de ensino estão distribuídas em sete campi universitários: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos, além de museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios.


 


Para outras informações acesse o site da universidade

USP comemora aniversário de 76 anos nesta segunda

Sem mais artigos