Entre as vacas expostas na CowParade São Paulo 2010, duas das que chamam mais atenção dos paulistanos são as vacas que permitem interação tecnológica com o público.

Uma delas é a Vaca Torpedo, que veicula SMS enviados por pedestres e internautas. “A idéia foi extrapolar o conceito de interação, criando uma instalação móvel. Há muitas formas de interação, mas boa parte delas é contemplativa. As pessoas nem sempre podem contribuir e participar”, diz o designer gráfico e ilustrador FabioMalx, um dos 90 artistas que participam do projeto.

A vaquinha, patrocinada pela Veris Faculdades, do Grupo Ibmec Educacional, fica na Av. Paulista, no número 302, em frente à Estação Brigadeiro do metrô. Para estampar sua mensagem na Vaca Torpedo basta a partir de qualquer lugar, Brasil ou no exterior, enviar um SMS para o número 50065, escrevendo a palavra “vaca” e a mensagem que deseja ser veiculada. Via Twitter, as informações que aparecerão nas telas, na escultura, serão “caçadas” por um software que buscará twittadas com a sua hashtag oficial: #vacatorpedo.

A interatividade é simultânea e livre: as mensagens serão publicadas imediatamente em duas telas de LCD, de aproximadamente 22 polegadas, instaladas em suas laterais. As mensagens são rotativas, ou seja, a visualização é sempre da última postada.

Já quem passar pela calçada da Al. Dos Maracatins, 1818 – esquina com a Av. Bandeirantes / Moema  vai encontrar a QR-COWde. A bovina é coberta de QR-Codes (códigos que, quando lidos por um celular com acesso à internet, permitem interação online) e com eles é possível  acessar um site com conteúdo exclusivo e interagir com questões relevantes para o paulistano.

Batizada pelo designer de interação Daniel Siarkovski e pelo executivo de contas Rafael Grostein, a QR-COWde usa a interatividade para promover debates. “Queremos saber a opinião das pessoas sobre assuntos como melhorias na cidade, problemas de trânsito e até sobre a Cow Parade. Este é o nosso presente para São Paulo”, explica Daniel.

Todas as respostas enviadas pelo celular são redirecionadas e publicadas em tempo real na página da vaca no Twitter, link www.twitter.com/vacainterativa

Ao final de cada temporada numa cidade, as vacas da CowParade são arrematadas em leilões beneficentes com renda revertida para obras sociais das comunidades envolvidas. A arrecadação obtida pelo leilão deste ano, que ocorrerá em abril, desta vez será encaminhada para a Fundação Gol de Letra e ONG Florescer (Paraisópolis).

Números da CowParade:

. Arrecadou US$ 21 milhões para ações de responsabilidade social no mundo todo.
. Movimenta US$ 75 milhões em produtos de licenciamento.
. Em 2000 foi eleita como uma das 10 maiores ideias de marketing entre 1.000, pelo jornal Advertising Age.
. Foi considerado pelo prefeito Rudy Giuliani o evento do milênio quando da sua edição em 2000, em Nova York .
. São necessários 50kg de fibra de vidro para cada escultura.
. A exposição já passou por 58 cidades no mundo todo.
. Já foram criadas 4.400 vacas em todo mundo.
. São Paulo, em 2005, foi a primeira cidade da América do Sul a receber a exposição.
 
O que CowParade São Paulo 2010 – Circuito das Vacas
Quando até 21/03/2010
Realização Toptrends e Farah Service
Apoio Secretaria da Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo
Patrocínio Master Ipiranga
www.cowparade.com.br/sp

Sem mais artigos