Fim de semana é dia de cervejinha, amigos e petiscos para acompanhar. Mas o que fazer quando as opções se esgotam e ficamos sem criatividade para garimpar um lugar legal? O Virgula foi buscar sugestões com um verdadeiro mestre no assunto: o blogueiro, cozinheiro e editor de arte da Folha Online Marcelo Katsuki, um dos maiores conhecedores do assunto na rede. Seu blog, o Comes e Bebes, existe desde 2006, quando começou a fazer um cursos de cozinheiro para relaxar. A alternativa não funcionou exatamente. “Ficava mais estressado com um professor neurótico, mas ele me ensinou muito”, lembra Katsuki, que resolveu reunir na internet o aprendizado gastronômico e a vocação para garimpar bares e restaurantes.

Vocação, na verdade, não é a palavra certa. Disciplina se encaixa melhor, já que, como ele mesmo descreve em seu blog, vive em eterna batalha contra a mania de frequentar os mesmos lugares preferidos. Apesar de viver em São Paulo, Katsuki dispara: “pra mim, os melhores petiscos estão nos bares do Rio”. Sorte dos cariocas!

(Foto: Reprodução/Marcelo Katsuki)

Está com vontade de experimentar um bom acompanhamento para a cerveja? Variedade não falta no bar que é a dica de Marcelo, o Chico & Alaíde. “Adoro tudo que a Alaíde cria, e o cenário do Rio completa o prazer”, comenta.

O destaque vai para uma das especialidades da casa, a Maravilhosa de Camarão. Mas, se você não gosta de frutos do mar, não vai se sentir excluído na casa, que serve desde bolinho de aipim com queijo até pastel de siri e croquete de palmito.

 

(Foto: Reprodução/Marcelo Katsuki)

“Em São Paulo, os melhores petiscos estão nos bares da Zona Norte, nem sempre com vista privilegiada”, brinca. Katsuki aponta o tradicional Bar do Luiz Fernandes como um dos bares perfeitos para quem está afim de petiscar. Seu tira gosto preferido é o Segredo da Dona Idalina, que até já levou prêmio no Boteco Bohemia. Mas, pra ele, o campeão da combinação petisco+cerveja é mesmo a Cestinha de Pernil do Famoso Bar do Justo. A menção honrosa vai para a badalada coxinha do Veloso, “a melhor que já comi”, revela. Então vale a pena, né?

(Foto: Reprodução/Marcelo Katsuki)

SERVIÇO

Chico & Alaíde
Rua Dias Ferreira, 679 – Leblon

Bar do Luiz Fernandes
Rua Augusto Tolle, 610 – Santana

O Famoso Bar do Justo
Rua Alferes Magalhães, 25/29 – Santana

Veloso
Rua Conceição Veloso, 56 – Vila Mariana

Sem mais artigos