O grupo Anonymous, famoso por seu ativismo na internet, organiza uma grande manifestação para o próximo dia 5 de novembro. Será um evento mundial em que são esperadas milhares de pessoas em diversas cidades. Veja o vídeo, clicando aqui.

A data é significativa: comemora-se a Noite das Fogueiras, em homenagem a uma tentativa mal-sucedida de explodir o Parlamento Britânico, ocorrida em 1605, chamada de Conspiração da Pólvora. Organizada por um grupo de católicos provinciais ingleses, a ideia era assassinar o rei, a família real e a maior parte da aristocracia protestante em um único ataque.

Para tanto, trinta e seis barris de pólvora foram escondidos sob o prédio, para serem explodidos na abertura do Parlamento. Guy Fawkes, especialista em explosivos, seria responsável pela detonação da pólvora. Porém os conspiradores notaram que o ato poderia levar diversos defensores da causa católica à morte e, portanto, enviaram avisos para que mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. O alerta vazou, chegando ao conhecimento do rei, que ordenou uma revista emergencial no prédio.

Assim, encontraram Guy Fawkes guardando a pólvora. Ele e os demais conspiradores foram condenados à morte por decapitação e seus corpos foram estripados e esquartejados, antes de serem expostos publicamente. Por causa disso, na Inglaterra e em outros países onde houve colonização britânica, no dia 5 de novembro, acontece a Noite das Fogueiras, data em que bonecos com a imagem de Fawkes são expostos na rua, agredidos, despedaçados e por fim queimados, mais ou menos como é no Brasil a Malhação de Judas.

Até hoje, em alusão ao ocorrido, mantém-se também a tradição de um monarca ir até o parlamento uma vez ao ano para uma sessão especial, que não acontece antes de os subterrâneos do prédio serem revistados. Dizem que Fawkes foi “o único homem que entrou no parlamento com intenções honestas”.

Para ver o vídeo de protesto do Anonymous contra a repressão policial às manifestações do Dia do Professor, clique aqui.


int(1)

Anonymous organiza megaevento mundial para lembrar a Noite das Fogueiras

Sair da versão mobile