Já pensou ficar sem internet hoje? Você é dessas pessoas que passa mal se esquece o celular em casa? Talvez seja bom esquecer de vez em quando para deixar de enrolar e dar um abraço pessoalmente naquele amigo que vive mandando meme no whatsapp, todo dia, mas você não vê faz tempo. Às vezes, não dá vontade de ficar desligado de computador e viver a tal “vida real”?

Para provocar e refletir sobre isso, o artista Biancoshock Milanese fez uma série de intervenções na pequena cidade de Civitacampomarano, na Itália.

Civitacampomarano é uma pequena aldeia com cerca de 400 pessoas, principalmente idosos. Nesta pequena vila, há ricas tradições populares, mas a internet é um mundo quase desconhecido. A conexão de dados é praticamente inexistente.

A ideia de Biancoshock é mostrar que essas “necessidades  virtuais” sobrevivem e existem da mesma forma nos lugares onde a conexão é difícil. O artista chama de “internet na vida real”. Claro, pois a sociedade em rede e compartilhada sempre existiu de outras formas: no almoço de família, nos intercâmbios culturais, no happy hour com os amigos no bar, nas ruas  da cidade.

O resultado do trabalho é o instigante projeto “WEB O.O” que participou do festival de arte na rua CVTA Street Fest. Você pode conferir na galeria de fotos acima ou no vídeo abaixo. Olha, confesso, deu uma vontade de conhecer Civitacampomarano sem o celular no bolso…

Sem mais artigos