Festas para o acendimento das luzes de Natal no Rockefeller Center, em Nova York


Créditos: Getty Images

Os tradicionais enfeites de Natal do Rockefeller Center, em Nova York, terá como grande carro-chefe uma árvore que resistiu à força da tempestade “Sandy” em Nova Jersey, uma das regiões mais afetadas pela força do fenômeno que devastou a costa leste dos Estados Unidos.

O abeto, que mede 24,4 metros e pesa 10 toneladas, foi escolhida para presidir a praça nova-iorquina há quatro semanas e conseguiu sobreviver à força da tempestade que provocou a queda de muitas árvores nessa área de Nova Jersey.

O dono do artigo, Joe Balku, relatou à rede de televisão “ABC” que no último dia 29 teve que atá-la porque “balançava muito” devido às fortes rajadas de vento, que provocaram a queda de duas grandes árvores no mesmo pátio.

A residência de Balku ficou sem eletricidade após a passagem de “Sandy”, mas não sofreu dano algum, e a árvore de cerca de 15 metros de diâmetro ficou de pé apesar dos ventos.

Balku, de 76 anos, comprou sua casa em 1973 e viu a árvore crescer desde então, quando não chegava a 7 metros. Ele reconheceu que é “o sonho de toda uma vida” poder doá-la ao Rockefeller Center para que milhões de pessoas a contemplem.

Nesta quarta (14), a árvore será levada um caminhão de 35 metros de comprimento até o complexo comercial, onde os trabalhadores começarão a decorar seus galhos com 45 mil lâmpadas, que serão acesas no próximo dia 28.

Embora o acender das luzes do abeto marque de forma simbólica o início das festas, algumas lojas de Manhattan já se anteciparam e começaram a exibir decorações típicas do Natal.


int(1)

Árvore de Natal do Rockefeller Center é sobrevivente da tempestade "Sandy"