A cadelinha LilyBelle, da raça Golden-doodle, pode ser considerada o anjo da guarda de sua pequena dona, Meghan Weingarth, de 7 anos. Ela consegue farejar nozes e derivados de amendoim, itens aos quais a garotinha é alérgica. Por conta deste dom, a cachorrinha já salvou a menina de ter um choque anafilático.

Depois de passar por um treinamento, LilyBelle é capaz de identificar nozes, amendoim ou amêndoas. Ela fareja as sementes e levanta uma das patas para avisar quer detectou o item proibido. Além disso, a cachorrinha também consegue perceber se Meghan está prestes a ter um ataque epilético, encontra uma forma de chamar a atenção das pessoas ao redor e conforta sua dona da melhor forma possível.

Segundo o “Daily Mail”, além da alergia, Meghan, que mora em Suwanee, na Georgea (EUA), sofre de uma condição chamada esclerose tuberosa ou complexo esclerose tuberosa (TSC), uma doença genética rara que causa tumores benignos que crescem no cérebro e em outros órgãos vitais. Entre os sintomas estão convulsões, atraso no desenvolvimento, problemas de comportamento, anomalias na pele e problemas nos pulmões e rins.

“LilyBelle vai à escola com Meghan, a acompanha nas visitas ao hospital, vai à igreja, às compras, festas de aniversário. Está junto em todos os momentos. Antes da cachorrinha as coisas eram muito problemáticas. Eu não podia deixar minha filha sozinha na sala, precisa estar com ela ao meu lado sempre. É ótimo ter a paz de espírito de saber que se LilyBelle estiver ao lado de Meghan, ela ficará bem”, emociona-se a mãe, Jennifer.

A garotinha e sua cachorra se conheceram em março de 2012 e LilyBelle passou por um ano de treinamento com um adestrador. A “formatura” da amiguinha peluda foi na semana passada, quando ela passou por uma difícil prova para detectar amendoins durante uma refeição da família em um restaurante.

A princípio, a intenção era treiná-la apenas para que alertasse sobre as crises da menina, mas ao saber da alergia, o treinador disse que também poderia fazer LilyBelle detectasse os frutos proibidos.

“LilyBelle ajuda Meghan a se tornar mais independente, ela está mais feliz e mais confiante com a amiguinha a sua volta”, agradece Jennifer.

Cachorra detecta se alimentos têm derivados de amendoim para ajudar menininha alérgica

Sem mais artigos